HOMENAGEM

Profissionalismo, responsabilidade administrativa e amor à UnB foram relembrados durante solenidade que homenageou o servidor aposentado

Decanos Sérgio de Freitas (DEG) e Denise Imbroisi (DPO) prestigiam o colega Arnaldo Alves, juntamente com a reitora Márcia Abrahão e o servidor técnico Julio Garay. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Espelho, no sentido figurado, é um modelo a ser seguido – um exemplo. Para muitos trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília, esta definição tem nome, sobrenome e agora título de Mérito Universitário. Arnaldo Carlos Alves, servidor já aposentado que se notabilizou por sua gestão à frente da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), recebeu homenagens e discursos emocionados na cerimônia de entrega da distinção, na manhã desta quinta-feira (21).

O auditório da Reitoria estava repleto por familiares, amigos e ex-colegas de trabalho, admiradores da pessoa e do legado deixado pelo profissional ao longo dos 37 anos de serviços prestados à Universidade. Na mesa da solenidade, a reitora Márcia Abrahão e o atual diretor da SAA, Julio Garay, não pouparam palavras para elogiar a trajetória de Pará, apelido do homenageado.

“Fui relatora do parecer de concessão do mérito ao Pará e foi muito gratificante para mim. Me emocionei na leitura do documento no Consuni e agora, na presença dele, fico tocada novamente. Sempre foi um servidor dedicado e comprometido, com uma visão de futuro e uma habilidade para resolução de conflitos enormes. É uma referência para todos nós. Me orgulho de poder lhe entregar essa honraria”, disse a reitora.

Desde o início da jornada na instituição, o homenageado demonstrou habilidade e competência para liderar, e, assim, garantiu rápida ascensão aos cargos de chefia. Além das conquistas profissionais, Pará ganhou a amizade e a admiração de muitos, como a de Julio Garay, que se tornou grande amigo e compadre.

EspelhoPoder da Criação foram músicas escolhidas para homenagear o servidor Arnaldo Alves, durante entrega do título de Mérito Universitário. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

“O menino magrelinho que andava comigo de ônibus lotado, logo quando chegou da Paraíba, se tornou um grande homem, com duas filhas e uma neta. Sempre demonstrou qualidades que não se vê em todo mundo. Para mim, se existem pessoas sérias na condução da administração pública no Brasil, uma delas é o Pará’”, elogiou Garay.

O respeito e o carisma inspirados pela figura do servidor ficaram nítidos na atitude dos presentes, que fizeram questão de cumprimentá-lo pessoalmente ao fim da cerimônia, quando Pará deixou a mesa em direção à saída do auditório.

“É mais que uma honra poder homenagear esta fera”, atestou o músico Patrick Tavares, que apresentou as canções Espelho Poder da Criação, de João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro, durante a cerimônia.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.