COMUNIDADE

Segunda edição do projeto concederá bolsas a estudantes para levantamento de informações sobre situação da Universidade. Inscrições até 26 de outubro

O Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da UnB quer manter a comunidade engajada na discussão de melhorias sobre qualidade de vida e condições de segurança da instituição. Com esse intuito, foi lançado, nesta terça-feira (23), o segundo edital do projeto Segurança Cidadã, que estreou em 2017.

A seleção destina-se a estudantes que tenham interesse em ajudar na coleta e tratamento estatístico de dados sobre segurança nos quatro campi da Universidade. As inscrições estão abertas até sexta-feira (26). No total, serão concedidas até 20 bolsas de pesquisa, no valor de R$ 400 mensais, por dois meses. Podem participar graduandos e pós-graduandos que atendam aos critérios estabelecidos no item 3 do edital.

Segundo o decano do DAC, André Reis, o projeto vai ouvir alunos, docentes, técnicos administrativos e colaboradores da UnB em busca de indicativos da percepção de segurança na Universidade, além de propor-se a mapear os principais problemas nesse quesito. Os resultados irão auxiliar no desenvolvimento de ações na instituição.

"Essa atividade de pesquisa foi realizada no final do ano de 2017 e consideramos que foi uma ação estratégica de sucesso. Nosso objetivo em aplicá-la novamente é medir os efeitos das ações já implementadas e, principalmente, rever metodologias com vistas ao planejamento de ações mais eficientes na segurança de nossa comunidade", explica o decano.

A pesquisa será realizada ao longo de dois meses, com início em novembro deste ano. Os selecionados no edital receberão treinamento para a aplicação do questionário e serão supervisionados por pesquisadores da UnB. Os bolsistas serão distribuídos em pontos estratégicos da instituição e passarão nas salas de aula das unidades acadêmicas para a coleta.

Entre as informações a serem levantadas, estão dados sobre perfil socioeconômico da comunidade, sensação de segurança, avaliação da estrutura da instituição, situações em que os respondentes foram vítimas de violência, assédio, crime ou discriminação, além da identificação de desordens sociais nos campi.

>> Acesse a íntegra do edital