SEMANA UNIVERSITÁRIA

De 24 a 27 de outubro, evento reúne mais de 2,3 mil trabalhos de instituições do Distrito Federal. Projetos concorrem a prêmios

Foto: Congresso de Iniciação Científica de 2014. Foto: Júlia Seabra / Secom UnB

O 22º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 13º do Distrito Federal será realizado entre os dias 24 e 27 de outubro, na Universidade de Brasília. A proposta é promover a circulação das produções acadêmicas da UnB e de outras instituições de ensino da região, por meio da apresentação de trabalhos das áreas de Ciências da Vida, Humanas e Exatas, produzidos de agosto de 2015 a julho de 2016 nos Programas de Iniciação Científica.

Sustentabilidade: o futuro em nossas mãos é o tema desta edição, que reúne 2.346 trabalhos – 2.075 só da UnB. Organizado pelo Programa de Iniciação Científica (ProIC) do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP), o evento tem a parceria da Universidade Católica de Brasília (UCB), do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Na segunda-feira (24), às 14h, o auditório Joaquim Nabuco, da Faculdade de Direito, recebe a cerimônia de abertura do congresso. Já as apresentações dos pôsteres irão de 25 a 27 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, no Centro Comunitário Athos Bulcão. Os trabalhos são resultado de pesquisas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas, de Iniciação Científica no Ensino Médio, além dos financiados pelo CNPq, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e por instituições que participam do evento.

Também se inclui à programação uma mostra de trabalhos do Núcleo de Ilustração Científica do Instituto de Ciências Biológicas (IB), que ficará disponível para visitação nos mesmos dias e horários das demais apresentações, no Centro Comunitário. Serão expostas 20 ilustrações da coleção do IB, feitas por estudantes com cinco diferentes técnicas: grafite, nanquim, aquarela, lápis de cor e ilustração digital.

Segundo Heloísa Salles, presidente da comissão organizadora do congresso e diretora de Fomento à Iniciação Científica do DPP, a iniciativa traz a oportunidade para que estudantes descubram a vocação para a pesquisa. “O congresso promove não só o diálogo da comunidade científica e estudantes com a própria comunidade do Distrito Federal, mas também realiza a avaliação dos trabalhos, uma etapa prevista nos Programas de Iniciação Científica”. Para ela, trata-se de “um momento muito rico para nossa comunidade, pois propicia o encontro entre as grandes áreas”.

O Comitê Institucional Gestor do ProIC, constituído por docentes da UnB das três grandes áreas e também por pesquisadores externos e convidados de outras instituições nacionais, ficará a cargo de avaliar os projetos. Os melhores serão indicados para concorrer ao prêmio destaque em cada área do conhecimento e a uma menção honrosa. Os vencedores serão conhecidos no dia 11 de novembro, durante a cerimônia de premiação, às 15h, no auditório do Instituto de Ciência Política. Além do reconhecimento, eles serão contemplados com uma passagem para viagem a congressos científicos e vouchers de publicações da Livraria UnB.