ESPORTE

Time conquista etapa regional e se classifica para elite da Liga Nacional Feminina

Time feminino de handebol da UnB vence em Anápolis (GO) e garante lugar na etapa nacional da Liga. Foto: Federação Goiana de Handebol

Cinco jogos, cinco vitórias e uma conquista inédita. O time de handebol feminino da Universidade de Brasília garantiu o primeiro lugar na conferência Centro-Oeste da Liga Nacional, neste domingo (6), após vencer a goiana Força Atlética/Estácio de Sá por 26 a 22. O resultado da competição disputada em Anápolis (GO) garantiu o time universitário na etapa nacional da liga. De quebra, três atletas da UnB receberam prêmios individuais.

“Esse resultado tem um peso enorme. É fruto de muito esforço e suor”, diz Vanessa Hack, eleita a melhor armadora esquerda da etapa regional. “Quem joga desde pequeno sonha em disputar uma liga nacional”, comemora. Estudante de Saúde Coletiva, ela avalia que a vitória tem peso maior por vir de uma equipe de universidade pública com menos recursos que times profissionais.

A armadora direita Camilla Castro e a ponta direita Cecília Arcoverde também foram escolhidas as melhores em suas posições. A receita de sucesso do grupo, segundo Cecília, passa por ter um time muito unido e focado. A conquista coletiva e pessoal da futura engenheira civil coroa uma trajetória esportiva que teve início há quase dez anos. “Comecei criança com o Marcelo [Marques], no Marista. Ele é o único treinador que tive”, diz sobre o técnico da equipe da Universidade.

Marcelo Marques vive seu melhor momento em quatro anos de comando do time da UnB. Há menos de duas semanas, ele também viu suas atletas vencerem os jogos universitários locais. Os feitos são atribuídos ao trabalho duro. “Além da experiência acumulada, tivemos um aumento substancial da carga de treinamento”, conta. Nos últimos três meses, o time passou a se encontrar também aos sábados e agora treina com bola seis horas por semana, ante quatro horas no passado.

“Temos um grupo muito ativo. Não era possível eu ficar responsável pelo treinamento e pela preparação física, então as meninas correram atrás da preparação”, destaca Marcelo. “A maioria das atletas iniciou treino de crossfit e isso tem tido impacto claro no aumento da força e da resistência”, avalia.

Para o coordenador de Esporte da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC), Carlos Alberto Diniz, o Carlão, o time de handebol feminino é motivo de muito orgulho para a UnB. Ele classifica o trabalho desempenhado pelas estudantes e por Marcelo como exemplar e aposta em novas vitórias com essa base, que já está consolidada.

PRÓXIMOS PASSOS – Este segundo semestre promete ser agitado para o handebol feminino. A Liga Nacional ainda não tem data e locais definidos para as partidas, mas já se sabe que a UnB estará na chave A, ao lado de duas equipes classificadas do Sul-Sudeste, uma do Nordeste e outra do Norte.

No fim de outubro, o compromisso é com os Jogos Universitários Brasileiros, em Goiânia (GO). As meninas da UnB vão representar o Distrito Federal na tradicional competição com a confiança de quem conhece bem os caminhos para a vitória.