INGRESSO

Etapa, obrigatória para confirmação de vaga, será realizada em diferentes datas para aprovados no PAS, SiSU e VHE. Calouros poderão conhecer melhor a UnB, tirar dúvidas e aproveitar a programação cultural

Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

Os aprovados em primeira chamada para ingresso na Universidade de Brasília, no primeiro semestre de 2017, pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) terão os dias 3, 6 e 7 de fevereiro para realizar o Registro Acadêmico. Para os selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e pelo Vestibular para cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica (VHE) as datas foram alteradas para os dias 6, 7 e 8 de fevereiro, devido a questões técnicas. O registro, em todos os processos, é etapa obrigatória para garantir a vaga na UnB, por isso, o não comparecimento ou a falta de qualquer documento exigido implica a perda do direito à vaga, que será liberada para as próximas chamadas.

 

As orientações sobre procedimentos, documentação requisitada nos editais dos respectivos processos seletivos e locais para realização do Registro Acadêmico, indicados de acordo com o curso, turno e campus escolhidos pelos candidatos, estão disponíveis na Agenda do Calouro de cada certame.

 

Nos quatro campi da Universidade – Ceilândia, Darcy Ribeiro, Gama e Planaltina – estarão disponíveis balcões do Cebraspe e postos avançados da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) para atendimento aos convocados. Os postos funcionarão das 8h às 11h45 e das 14h15 às 17h45 para receber os aprovados em cursos diurnos. Já aqueles que ingressarão nos cursos noturnos poderão realizar o registro somente entre 14h15 e 20h.

 

>> Para saber seu local de registro, acesse a Agenda do Calouro do PAS, SiSU ou VHE

 

Todos os documentos deverão ser apresentados com cópia autenticada nos postos de atendimento. É necessário que os selecionados no SiSU e no VHE que concorreram a vagas reservadas para os Sistemas de Cotas para Escolas Públicas observem todas as exigências de comprovação para a realização do registro. Esses documentos deverão ser entregues em cópia duplicada – uma para análise da banca do Cebraspe e a outra para verificação da SAA. Aos participantes do PAS inscritos pelo mesmo sistema, é dispensada a apresentação dos comprovantes específicos, já entregues no ato da inscrição.

 

No momento do Registro Acadêmico, será exigida a assinatura do termo de autodeclaração de etnia, fornecido pela UnB aos selecionados em qualquer um dos três certames pelo Sistema de Cotas para Negros e aos que optaram pela reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas. É requisito somente para o registro de candidatos do VHE o Certificado de Habilidade Específica no curso em que foi aprovado, emitido pelo Cebraspe.

 

Com o registro confirmado, o candidato se torna oficialmente aluno da UnB e recebe um comprovante com o número de matrícula e senha para acesso ao sistema Matrícula Web.

 

CONVOCAÇÕES – Estudantes que concorrem pelo SiSU mas não foram classificados na chamada regular podem manifestar interesse em participar da lista de espera para as próximas convocações até o dia 10 de fevereiro. É importante que os candidatos fiquem atentos à divulgação dos resultados das chamadas subsequentes realizadas pelo Cebraspe, que se dará em data próxima aos respectivos períodos de Registro Acadêmico.

 

Vale ressaltar que, no caso do PAS, as chamadas para ingresso no primeiro semestre serão realizadas até o limite de vagas a serem preenchidas em cada curso ou até que se atinja o máximo de 25% da carga horária do semestre letivo. A convocação se dará conforme a ordem de classificação. Com o encerramento de todas as chamadas referentes ao 1º/2017, o Cebraspe fará a divulgação da data para convocação dos selecionados para entrada no segundo semestre letivo.

 

SELEÇÕES – Outros processos seletivos também estão abertos para preenchimento de vagas na UnB. O Vestibular em Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua, por exemplo, já tem data marcada para divulgação do resultado em primeira chamada: 17 de fevereiro. Também estão em andamento os editais para Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior. Confira as próximas datas previstas nos cronogramas de todos os processos seletivos:

 

Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB

 

MOSTRA DE OPORTUNIDADES – Atividades culturais e pedagógicas foram preparadas para a recepção dos aprovados durante o Registro Acadêmico, organizadas pela Comissão de Boas-Vindas aos Calouros. No campus Darcy Ribeiro, a Mostra de Oportunidades oferece um espaço para que os calouros possam tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos pela Universidade, conhecer as diversas atividades das unidades acadêmicas, administrativas e centros da instituição, além de se informar sobre a localização dessas áreas para facilitar a locomoção no campus.

 

Neste ano, a iniciativa, coordenada pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), envolve o Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (PPNE), a Diretoria de Diversidade (DIV/DAC), a Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Cebraspe, que estarão com balcões montados, no ICC Sul, ao lado da agência da Caixa Econômica.

 

Os novatos poderão conhecer as modalidades de assistência estudantil, serviços prestados para auxiliar pessoas com necessidades especiais, iniciativas de apoio e garantia de direitos à comunidade LGBT e informações sobre ingresso e mobilização estudantil. A empresa Promofoto também confeccionará carteirinhas de estudante para aqueles que já efetuaram o registro, em um estande na sala AT-170 do ICC Sul. A Mostra terá continuidade nos dias 16, 22 e 23 de fevereiro, quando haverá registro de aprovados em segunda chamada.

 

“O momento de boas-vindas representa uma importante conquista na vida do estudante que ingressa na UnB. A partir de agora, ele iniciará uma rica trajetória, que esperamos ser marcada por oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento de suas potencialidades, reflexão, discussão, criação e inovação”, destaca Symone Jardim, diretora de Inovação e Estratégia de Ensino na Graduação do DEG e membro da Comissão de Boas-Vindas.

 

MÚSICA – Apresentações musicais completam a programação das manhãs e tardes no campus. Essa é a segunda vez que a Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC) promove a ação, que neste ano selecionou 13 bandas voluntárias, de estilos musicais variados, compostas por alunos, docentes e técnicos administrativos da UnB. Os artistas se apresentarão na entrada do ICC Sul.

 

>> Confira a programação

 

BOAS-VINDAS – Tutores voluntários estarão nos quatro campi preparados para auxiliar os calouros com informações sobre o registro acadêmico e serviços da instituição. Neste ano, mais de 50 estudantes capacitados pelo Serviço de Orientação ao Universitário (SOU), pela DEA e pela SAA atuarão nas atividades.

 

Por meio do serviço Posso Ajudar?, os tutores de boas-vindas realizarão acolhimento e orientação de calouros, familiares e amigos que chegarem aos campi. Eles serão responsáveis, ainda, por apresentar os principais pontos da Universidade durante o Tour no Campus e dar dicas sobre o dia a dia na instituição.

 

A psicóloga escolar do SOU, Marina Figueredo Machado, acredita que as ações, além de promoverem a integração acadêmica, contribuem para inibir a hostilidade na recepção dos aprovados. “Entendemos que a constituição de um projeto de acolhimento que busque incentivar a construção de atitudes e relações mais acolhedoras dentro da UnB, integrando calouros e seus familiares, estudantes veteranos, professores e servidores técnico administrativos é uma ação que pode oferecer uma alternativa ao trote”, afirma.

 

PRÉ-MATRÍCULA – Após o Registro Acadêmico, o próximo compromisso dos ingressantes em primeira chamada nos processos seletivos da UnB é a confirmação das disciplinas oferecidas no sistema Matrícula Web. Informações para acesso ao sistema estarão disponíveis no documento de confirmação do registro. A etapa será realizada de 0h do dia 21 de fevereiro às 18h do dia 24 de fevereiro. A inclusão ou retirada de disciplinas só poderá ser realizada na coordenação de curso.

 

Caso a confirmação não seja realizada, o aluno não será matriculado no semestre e perderá a prioridade para matrícula em disciplinas a serem oferecidas no semestre seguinte. Já os aprovados em segunda chamada para ingresso no primeiro semestre de 2017 efetuarão matrícula na coordenação de curso nas datas indicadas nas Agendas do Calouro de cada processo seletivo.

 

Com tudo pronto para iniciar a vida acadêmica, é só aguardar o início das aulas, no dia 6 de março. Para dar as boas-vindas aos calouros, a instituição está preparando uma programação especial para o dia 7 de março, às 17h, no Centro Comunitário.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.