EXTENSÃO

Entre 23 e 25 de outubro, Centro Comunitário Athos Bulcão sedia mostras de pôsteres. Programação integra Semana Universitária

Bernardo Petriz (UDF), Fernanda de Lima (UniCEUB), Márcia Abrahão (UnB), Alexandre Kieling (UCB) e Helena Shimizu (DPG/UnB) estiveram na mesa da solenidade. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Começou oficialmente, nesta sexta-feira (20), o 23º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, que também é o 14º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal. A sequência das atividades acontece entre 23 e 25 de outubro e integra a programação da XVII Semana Universitária da UnB (SemUni).

Com as presenças da reitora Márcia Abrahão e de representantes do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e da Universidade Católica de Brasília (UCB), a cerimônia de abertura aconteceu na Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da UnB.

Na solenidade, os membros da mesa reiteraram aos jovens cientistas presentes a importância da iniciação científica como primeiro passo para a carreira em pesquisa. “É uma etapa que abre nossa cabeça para novos olhares sobre a ciência, eu digo isso como ex-bolsista de Pibic”, afirmou a reitora Márcia Abrahão.

programação do congresso é concentrada por áreas de conhecimento. A área de Humanas será contemplada na segunda-feira (23), a de Ciências da Vida na terça-feira (24) e a de Exatas na quarta-feira (25). “São três dias em que as instituições estão dando a chance de novas perspectivas por meio da oportunidade de conhecer novos trabalhos”, declarou a decana de Pós-Graduação da UnB, Helena Shuimizu.

Estudante de Música Luciana Lins interpreta Sozinha, do ex-docente da UnB Geraldo Ribeiro. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

CULTURA – O público presente à cerimônia acompanhou também performances de alunos do Departamento de Música (MUS) da UnB.

Hudá Cardoso, Guilherme Aquino e Luciana Lins apresentaram Estudo nº 1, de Leo Brouwer; Sozinha, de Geraldo Ribeiro – ex-docente da UnB e da Escola de Música de Brasília; e Black Bird, dos Beatles. Samba de uma nota só, de Tom Jobim, foi interpretada pela professora do MUS Uliana Dias.

“Já fiz iniciação científica em outro curso, mas pretendo fazer novamente na Música”, conta o estudante Hudá Cardoso.

Alguns dos músicos, ligados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), se apresentarão ainda durante o III Congresso Nacional do Projeto Rondon, evento que também integra a XVII SemUni.