EXCELÊNCIA

Instituição aparece pela primeira vez em classificação do THE de Ciências Sociais, Educação, e Administração e Economia

Pela primeira vez entre classificadas, UnB aparece em rankings que avaliam áreas de Ciências Sociais, Educação, e Administração e Economia. Arte: THE

Pela primeira vez, a Universidade de Brasília figura entre as melhores do mundo em três rankings por área de conhecimento. De acordo com a organização britânica Times Higher Education (THE), a UnB está presente nas classificações de 2019 em Ciências Sociais, Educação e Administração e Economia.

Divulgados nesta quarta-feira (17), os rankings classificaram 666 universidades mais bem conceituadas em Ciências Sociais; 428 em Educação; e 585 em Administração e Economia. Em Ciências Sociais, a Universidade está na faixa das 501–600 melhores. Nas áreas de Educação e de Administração e Economia, a UnB ocupa a faixa a partir da posição 401 e 501, respectivamente.

A diretora de Avaliação e Informações Gerenciais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DAI/DPO), Andrea Cabello, explica que os rankings por áreas são muito recentes. “Produzido pelo terceiro ano, esta é a primeira vez que o de Administração e Economia considera universidades brasileiras”, exemplifica.

Como não há comparativo com os rankings anteriores da THE, Andrea acredita que a posição da UnB tende a ser consistente com as áreas de excelência. “No QS World University Rankings by Subject, ficamos entre as 351-400 melhores instituições de ensino superior para Administração e Economia em 2017 e entre as 451-500 para Ciências Sociais”, relaciona.

Sobre os cursos relacionados às áreas, a diretora da DAI explica que, no caso das Ciências Sociais, além das quatro graduações ligadas ao Instituto de Ciências Sociais (ICS), as classificações do exterior também tendem a englobar Ciência Política e Relações Internacionais como parte de um grande campo de conhecimento.

Quanto a Administração e Economia, são considerados os quatro cursos da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face), assim como outros relacionados à gestão – Gestão do Agronegócio e Gestão de Saúde Coletiva. A área de Educação contempla o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE) e as licenciaturas.

DESTAQUE NACIONAL – Nas três áreas, a UnB está entre as dez melhores do país. Em Ciências Sociais, figura como a quinta melhor, atrás apenas de Unicamp, USP, PUC-Rio e UFRJ. Em Administração e Economia, ocupa a sexta posição entre as universidades brasileiras. Na área de Educação, é a oitava melhor.

Para a reitora Márcia Abrahão, o indicador serve para comparar atuações da UnB à perspectiva mundial de ensino, pesquisa e extensão. “Esse resultado mostra como a expansão da UnB, entre 2006 e 2012, foi bem sucedida. Praticamente dobramos o número de professores e fortalecemos o ensino e a qualidade dos formandos e técnicos”, avalia.

“É importante ressaltar que a maior parte das melhores instituições do país são universidades públicas. Mesmo com os problemas que vêm enfrentando, elas ainda conseguem oferecer ensino de qualidade”, defende. Na visão da reitora, essa conquista é fruto de trabalho coletivo de muita qualidade, que envolve toda a comunidade acadêmica.

A elaboração do ranking leva em conta cinco critérios: ensino, pesquisa, impacto de citações, rendimento obtido a partir da relação com a indústria e perspectivas internacionais. Nas três áreas, a UnB foi destaque na relação com a indústria. “A Universidade sempre teve essa proximidade com o mercado e instituições externas. Recentemente, o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) e o Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) têm feito um esforço para contabilizar as parcerias com a sociedade”, informa Márcia Abrahão.

SOBRE – O THE é uma consultoria britânica especializada em avaliações sobre ensino superior em todo o mundo. A UnB também está na lista THE global de 2019, divulgado no último dia 26. Nessa classificação, a Universidade consta como a oitava melhor do país e a quinta entre as federais brasileiras. Em 2018, a instituição também está entre as mais bem avaliadas da “época de ouro” e das melhores de países emergentes – ambas organizadas pela THE.

Na publicação desta quarta (17), a THE avaliou pela primeira vez a área de Direito. Cento e oitenta e sete universidades foram classificadas, mas a avaliação não contemplou instituições brasileiras. Está prevista, ainda, a divulgação de rankings de outras áreas do conhecimento nas seguintes datas: 31 de outubro – Artes e Humanidades; 7 de novembro – Ciências da Vida, Ciências Físicas, Psicologia, Clínica, Pré-Clínica e Saúde; 29 de novembro – Engenharias e Tecnologia, e Ciências da Computação.