EXCELÊNCIA

Projeto de pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília articula a vinda de pesquisadores da Alemanha para lecionar no país

Felix Antreich (esq.), André de Almeida e Josef Nossek. Foto: Arquivo Pessoal

A troca de experiência com docentes de universidades de outros países é um dos objetivos do projeto Pesquisador Visitante Especial (PVE), do programa Ciência Sem Fronteiras, coordenado pelo Laboratório de Processamento de Sinais em Arranjos de Sensores (Lasp) da Universidade de Brasília em parceria com o Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (Gtel) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Desde 2012, o esforço tem alcançado resultados importantes como a publicação de dezenas de artigos em periódicos internacionais, parcerias com universidades do exterior e o intercâmbio de docentes e estudantes. A conquista mais recente é a vinda de dois professores eméritos para lecionar no país: Felix Antreich e Josef Nossek. Ambos os pesquisadores já estiveram no país em anos anteriores como professor visitante especial. Agora, a contribuição deles será ainda maior.

 

Felix Antreich é associado do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e obteve licença de quatro anos do órgão para atuar como professor associado visitante da UFC. Junto com toda sua bagagem acadêmica, o pesquisador também trouxe três laboratórios de diferentes tópicos da área aeroespacial para serem instalados na UFC. Já Josef Nossek é aposentado da Universidade Técnica de Munique, onde atuou por três décadas como docente titular. Com vasta experiência na indústria alemã e posição de destaque na comunidade científica internacional na área de Engenharia Elétrica, ele passou a integrar o quadro permanente da UFC após ter prestado concurso de professor titular.

 

“A vinda desses professores representa uma oportunidade para internacionalizarmos ainda mais nossos programas de pós-graduação e é resultado de uma forte parceria entre a UnB e a UFC na articulação com esses pesquisadores. Eles estão trazendo uma enorme experiência na pesquisa, que envolve toda a área de telecomunicações, processamento de sinais, engenharia aeroespacial”, ressaltou André Lima Férrer de Almeida, professor do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC e pesquisador do Gteo.

 

O pesquisador Antreich contou estar "empolgado e honrado por ensinar e atuar em pesquisa em uma das mais respeitadas universidades do Brasil" e que deseja "contribuir para ampliar o portfólio dos cursos oferecidos e a pesquisa na UFC com um importante tema da Engenharia Aeroespacial em tempos em que o posicionamento, a navegação e o tempo utilizado pelos sistemas de satélite se tornaram essenciais para inúmeras aplicações". Antreich também agradeceu pela "recepção tão amável e pelo apoio por parte de meus novos colegas do Departamento de Engenharia de Teleinformática”. 

Alunos IME são recebidos pelo coordenador Lustosa ao chegar na Alemanha. Foto: Arquivo Pessoal

 

João Paulo Lustosa, coordenador do Lasp, explica que o Departamento de Engenharia Elétrica da UnB não tinha em seu quadro docente uma vaga disponível para vincular um desses especialistas na instituição, mas comemora por tê-los no Brasil. “São profissionais renomados mundialmente e isso dá uma visibilidade gigantesca para a Universidade e atrai o olhar da comunidade científica e das empresas para o país. Além disso, esses professores possuem uma enorme rede de contatos que podem ter interesse em investir nos projetos de pesquisa que estamos desenvolvendo”, destacou Lustosa.

 

O docente destaca que outro fruto positivo do projeto tem sido o fortalecimento com a Universidade Técnica de Ilmenau. “Além dos quatro alunos da UnB que já estão aqui na Alemanha, conseguimos trazer, com o apoio do Exército Brasileiro, mais sete alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME), promovendo um imenso intercâmbio de profissionais dos dois países. Também estamos reativando o acordo de intercâmbio entre a UnB e a TU Ilmenau, que estava parado por vários anos, e temos um novo acordo em trâmite”, afirmou o coordenador.

 

<< Pesquisadores da UnB são premiados em conferência internacional