Representantes de unidades acadêmicas da área de saúde estiveram na Reitoria, na manhã desta quinta-feira (26), para apresentar a indicação de um nome para o cargo de superintendente do Hospital Universitário de Brasília (HUB). O conselho da Faculdade de Medicina (FM) indicou, por unanimidade, a professora Elza Ferreira Noronha para a função, decisão que foi corroborada pelas faculdades de Ciências da Saúde (FS) e de Ceilândia (FCE).
Elza é professora da FM, doutora em Medicina Tropical e já atuou como diretora do Hospital Universitário, entre os anos de 2008 e 2011. "Agradeço a confiança de todos, tenham certeza de que estarei representando a Universidade e defendendo o nosso compromisso institucional nessa missão", disse. A reitora da UnB, Márcia Abrahão, enviou ofício à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com a indicação do nome de Elza para o cargo.
A escolha do superintendente do HUB é prerrogativa da administração da Universidade, conforme estabelecido no contrato entre o hospital e a Ebserh. A empresa faz a gestão administrativa do HUB desde janeiro de 2013. O atual superintendente do hospital, professor Hervaldo Sampaio Carvalho, pediu exoneração do cargo no final de dezembro.
O diretor da FM, Gustavo Romero, comemorou o alinhamento entre as unidades acadêmicas para a indicação do nome da professora Elza. "A reunião de hoje (26) é simbólica. Fico contente que todos tenham sido participantes diretos da indicação dessa liderança, que é extremamente desafiadora", afirmou.
"Nós apoiamos a indicação da professora Elza por conhecer sua trajetória profissional e de militância na Universidade, evidenciada por princípios e práticas que sempre primaram pela qualificação dos profissionais de saúde", comentou a diretora em exercício da FS, Maria da Glória Lima. A integração entre as unidades acadêmicas, ressalta Glória, está em convergência com princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
O diretor da FCE, Araken Werneck Rodrigues, destacou a importância do hospital para a formação dos alunos da UnB. "Além das atividades de estágio, o HUB é um ponto de apoio no que diz respeito à pesquisa, especialmente nos cursos criados mais recentemente, como Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional", comentou.
Para a reitora da UnB, a experiência de Elza a qualifica para o desafio de assumir a superintendência do HUB. "Não tenho dúvidas de que ela está extremamente preparada para a integração entre as áreas, tão importante para o hospital."