- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

VISITA

Nobel de Química na UnB

Na terça-feira, 9 de abril, a Universidade de Brasília recebe James Fraser Stoddart, laureado com o Nobel de Química em 2016 por trabalho com nanoestruturas mecânicas. Stoddart palestrará às 11h no auditório da ADUnB, com entrada franca e retransmissão simultânea no Anfiteatro 9. Logo depois, às 14h30, o pesquisador receberá o título de Doutor Honoris Causa no Auditório da Reitoria. As duas cerimônias serão transmitidas ao vivo pelo canal da UnBTV no Facebook. A visita do laureado é uma parceria das empresas AstraZeneca e Nobel Prize, com apoio da ADUnB.

JORNADA

Pesquisa em nanociência

Nos dias 10 e 11 de abril, o auditório do CDT recebe a III Jornada Franco-Brasileira Francisco Tourinho, em homenagem ao químico pioneiro na pesquisa em nanociência no Brasil. A jornada é realizada anualmente, composta por palestras e minicursos. Interessados podem submeter trabalho até 5 de abril para apresentação em formato de pôster. As inscrições para ouvintes ficam abertas até o primeiro dia do evento. Confira a programação no site.

Mais informações: www.sites.google.com/prod/view/3jfbft

RECRUTAMENTO

Pessoas que sofreram AVC

O projeto de iniciação científica Avaliação e recuperação motora em pessoas que sofreram AVC, ligado ao curso de Fisioterapia da Faculdade UnB Ceilândia (FCE), está em busca de pacientes para participarem de treinamento de recuperação motora e desenvolvimento da força muscular. A pesquisa terá duração até abril de 2020 e novos participantes, maiores de 18 anos, podem se voluntariar a qualquer momento. Os atendimentos serão realizados às segundas, quartas e sextas no turno da manhã, no Ginásio Terapêutico do Centro de Ensino Médio nº 4, ao lado do campus da FCE. As atividades contam com supervisão das professoras Milene Soares e Clarissa Cardoso.

Semana Universitária

O edital da Semana Universitária 2019 já está disponível na página do Decanato de Extensão. O evento, marcado para 23 a 27 de setembro, terá como convidado especial para a abertura o escritor moçambicano Mia Couto. A divulgação da programação será feita em 12 de agosto e as inscrições nas oficinas acontecem a partir de 1º de setembro. Assim como na edição de 2018, as unidades acadêmicas e administrativas devem apresentar propostas por meio de um projeto único, a ser cadastrado no Sistema de Extensão até 16 de junho.

Atividades para crianças

O projeto Oficinas Esportivas, que oferece gratuitamente atividades recreativas e psicomotoras para crianças de 5 a 12 anos, está com inscrições abertas durante todo o mês de abril. Os interessados deverão comparecer à sala do projeto, ao lado do ginásio do Centro Olímpico, às terças ou quintas-feiras, das 14h às 17h. As aulas serão nesses mesmos dois dias da semana, das 14h às 16h. Ao longo do semestre, serão ministradas atividades de formação psicomotora para crianças de 5 e 6 anos. Para as demais faixas etárias, serão disponibilizadas modalidades esportivas.

EXPOSIÇÃO

Cultura pop brasileira

A Biblioteca Central convida artistas e autores para integrarem a II Expopop, que objetiva promover a cultura pop brasileira. O evento acontecerá de 3 a 14 de junho no térreo da BCE. As inscrições estão abertas até 30 de abril, pelo site abaixo. A participação é gratuita.

SOLIDARIEDADE

Donativos para Zimbábue

A Faculdade de Educação (FE) realiza campanha em solidariedade ao Zimbábue, país recentemente devastado pelo ciclone Idai. Interessados podem doar, até o dia 20 de abril, sacos de leite em pó, enlatados, alimentos não perecíveis, cobertores, casacos, medicamentos, soro e tendas. As doações deverão ser entregues na recepção do prédio FE3.