- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

Recrutamento de pessoas que sofreram AVC

O projeto de iniciação científica Avaliação e recuperação motora em pessoas que sofreram AVC, ligado ao curso de Fisioterapia da Faculdade UnB Ceilândia (FCE), está em busca de pacientes para participar de treinamento de recuperação motora e desenvolvimento da força muscular. A pesquisa terá duração até abril de 2020 e novos participantes, maiores de 18 anos, podem se voluntariar a qualquer momento. Os atendimentos acontecerão às segundas, quartas e sextas no turno da manhã, no Ginásio Terapêutico do Centro de Ensino Médio nº 4, ao lado do campus da FCE. As atividades contam com a supervisão das professoras Milene Soares e Clarissa Cardoso.

Atenção à voz

Você sabia que a voz pode ser um indicador de como está sua saúde? Para conscientizar profissionais, residentes e estudantes de medicina, fonoaudiologia e áreas da saúde sobre o assunto, o Hospital Universitário de Brasília (HUB) promove o 2º Seminário de atenção à voz, no dia 16 de abril, das 8h às 18h, no auditório 1. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio de formulário eletrônico até a data do evento.

Mais informações: www.hub.ebserh.gov.br

Cross Cerrado

Os corredores da Universidade de Brasília e as imediações dos campi compõem os circuitos das primeiras provas de corrida do Cross Cerrado em 2019. A etapa inaugural está agendada para 26 de abril, às 10h, no campus da Faculdade UnB Gama (FGA). A segunda corrida será dia 31 de maio, também às 10h, na Faculdade UnB Planaltina (FUP). Divididas em três faixas etárias – de 16 a 25 anos, de 26 a 45 anos e acima de 45 anos –, as provas têm, em média, 5 km de distância em pistas de terra. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site da Diretoria de Esporte e Lazer.

Mais informações: www.esporte.unb.br

PALESTRA

Licenciamento ambiental

O curso de Ciências Ambientais promove, no dia 16 de abril, a partir das 21h, a palestra Licenciamento ambiental: o futuro da regulação no Brasil. A atividade acontece no auditório 1 do Instituto de Ciências Biológicas (IB) e contará com a presença de Suely Araújo, consultora legislativa e ex-presidente do Ibama. O evento é aberto ao público e não é necessário realizar inscrição.

LANÇAMENTO

Saúde em penitenciárias

Como é viver atrás das grades depois que se comete um crime? Há auxílio para lidar com a saúde física e mental? A partir desses questionamentos, a UnBTV produziu a série de reportagens Vidas no cárcere, ambientada na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. O lançamento será no dia 26 de abril, no auditório da Reitoria, às 14h30. Após a apresentação, haverá roda de conversa com servidoras do presídio.

Mais informações: 3107 6695 | www.unbtv.unb.br

SOLENIDADE

Professora Emérita

No dia 25 de abril, às 16h30, a docente Denise Bomtempo Birche de Carvalho recebe o título de Professora Emérita da UnB. Ela ingressou na instituição em 1994 e, entre outras atividades, foi diretora do Instituto de Ciências Humanas, decana de Pesquisa e Pós-Graduação, decana de Assuntos Comunitários e candidata à Reitoria da Universidade. A cerimônia será no auditório da Reitoria e requer confirmação de presença pelos e-mails abaixo até 24 de abril.

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONCURSO

Água sob diferentes olhares

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos promove seleção para reunir fotografias e vídeos que tenham como tema central a água. Os materiais vencedores do concurso serão expostos em espaço institucional da UnB entre 25 de abril e 3 de maio. Interessados devem se inscrever na página do programa até 16 de abril.