- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

SELEÇÃO
Licenciatura em libras
O Vestibular para Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua oferece 40 vagas para ingresso na UnB no primeiro semestre letivo de 2021. As inscrições, que possuem taxa de R$ 150, ficam abertas até 29 de janeiro na página do Cebraspe. O processo seletivo terá prova objetiva e prova de redação em língua portuguesa, previstas para acontecer em 28 de março. Mais detalhes no edital.
Mais informações: cebraspe.org.br/vestibulares

MATEMÁTICA
Escola de Verão
Até o dia 12 de fevereiro, ocorre a XLIX Escola de Verão do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília de forma totalmente on-line. Coordenado pelos professores Jaqueline Godoy Mesquita e Ma To Fu, o projeto oferece diversas atividades, como curso de álgebra linear, workshop de teses e dissertações, workshop de aprimoramento para jovens pesquisadores, entre outras. Realize aqui sua inscrição.

METAFÍSICA
Jornada sobre gênero e antiguidade
A Cátedra Unesco Archai sobre as Origens Plurais do Pensamento Ocidental realiza a I Jornada Archai Gênero e Antiguidade: problemas e métodos, no dia 22 de fevereiro, a partir das 9h. A atividade reúne um conjunto de videoconferências sobre as especificidades e os desafios na utilização do gênero como ferramenta de análise no âmbito de estudos sobre as sociedades antigas. Inscrições gratuitas e limitadas.
Mais informações: archai.unb.br

Publicação de obras pela EDU
Até 28 de fevereiro, a Editora UnB recebe submissões de obras de cunho técnico-científico ou artístico para publicação. Do total de obras recebidas, que podem ser autorais ou coletivas, serão selecionadas seis. Todas serão avaliadas por pareceristas e pelo Conselho Editorial da EDU. Confira as regras no edital.
Mais informações: editora.unb.br

IDIOMA
Benefícios no Instituto Cervantes
Estudantes e servidores (técnicos e docentes) da UnB possuem diversos benefícios no Instituto Cervantes. As vantagens são fruto de parceria entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e o Instituto Cervantes. Entre eles estão prova de nivelamento gratuita, descontos em cursos e exames de proficiência e uso da biblioteca. Interessados devem preencher este formulário, acessível mediante login pela conta institucional no Office 365.

Editais contemplam iniciativas da UnB
Em 25 de janeiro, o Decanato de Extensão (DEX) publica editais, com vigência em 2021, para contemplar quase 300 programas e projetos, com bolsas para mais de 500 estudantes extensionistas. As inscrições seguem até 7 de março, pelo módulo de Extensão do Sigaa. Projetos ou Programas de Extensão de Ação Contínua (Peac) precisam cadastrar nova proposta para renovar adesão a editais. Para pleitear oportunidades em mais de um edital, é preciso submeter proposta específica a cada um deles. Saiba mais no site do DEX.
Mais informações: dex.unb.br

LIVE
Cead e ensino remoto na UnB
O projeto Rotas de Inovação Universitária (RIU) volta a apresentar ferramentas disponíveis para criação de salas de aula virtuais, gerenciamento de turmas no Aprender 3 e realização de encontros síncronos e assíncronos com estudantes. As ações visam apoiar docentes no planejamento, na oferta e na avaliação de aulas on-line. A transmissão será no dia 18 de janeiro, às 15h, pelo YouTube do Cead. Materiais didáticos, tutoriais e diversos outros recursos também estão disponíveis.
Mais informações: riu.cead.unb.br