- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

Programação celebra 35 anos do Ceam

O Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) comemora 35 anos com atividades nos dias 14 e 15 de outubro. Na quinta-feira (14), a partir das 10h, a filósofa Sueli Carneiro abre o encontro falando sobre Raça, gênero e direitos humanos. Às 15h, os debates continuam com Lucia Xavier, Sonia Correa e Paulo Ravecca. Erika Kokay será homenageada às 18h. Na sexta-feira (15), às 9h, o dia começa com homenagem a Lourdes Bandeira e segue, às 10h, com mesa-redonda sobre Políticas de educação em resposta a esses desafios: universidades como sementes de futuros, com a participação de Jaqueline de Jesus, Lourdes Teodoro e Mônica Nogueira. Para fechar as atividades, às 15h, o ativista indígena Ailton Krenak fala sobre Pluralidade e democracia na produção de saberes. Inscrições gratuitas para certificação.

Mais informações: ceam.unb.br

Desenvolvimento escolar

Estão abertas, até 15 de outubro, as inscrições para a seleção de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, do Instituto de Psicologia da UnB. Clique aqui para conferir o edital.

OFICINA

Relações interpessoais

Você é estudante da UnB? Participe de encontro que objetiva construir aprendizados e reflexões sobre como aprimorar o convívio social por meio da empatia. Ao praticar a escuta, a sensibilização e a comunicação empática, é possível compreender melhor a vivência das pessoas ao redor, aprimorando, assim, a compreensão de suas experiências e opiniões. A Oficina de Relações Interpessoais Empatize-se está com inscrições abertas e acontece em 14 de outubro, das 14h às 16h30, de forma remota.

Mais informações: instagram.com/dasu_unb

VASTO MUNDO

Política migratória dos Estados Unidos

Está disponível no YouTube o episódio da série Vasto Mundo, produzida pela UnBTV, que aborda a política migratória dos Estados Unidos, com ênfase no governo do presidente Joe Biden. O convidado é o professor de Ciência Política na Universidade de Maryland (EUA) Felipe Filomeno. Quem conduz a conversa é o professor Roberto Goulart Menezes, do Instituto de Relações Internacionais da UnB. Clique aqui para assistir.

Mais informações: linktr.ee/unbtv

Concurso de ensaios

Estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados em cursos presenciais e a distância da UnB estão convidados a participar do Concurso de Ensaios Darcy Ribeiro e a UnB: a universidade necessária no século XXI. Serão publicados, pela Editora UnB, seis ensaios da categoria graduação e seis ensaios da categoria pós-graduação, em formato de livro eletrônico com acesso aberto. O período de inscrições vai até 31 de outubro, e o resultado será divulgado no dia 15 de dezembro, em sessão especial transmitida pelo YouTube da UnBTV. Clique aqui para acessar o edital.

Mais informações: beacons.page/editoraunb

PALESTRA

Pensamento musical de Rousseau

Em 14 de outubro, às 15h, o Departamento de Filosofia realiza a palestra virtual O filósofo-músico de Genebra: uma breve incursão no pensamento musical de J.-J. Rousseau, com Fábio Yasoshima, autor de diversas obras e tradutor do Dicionário de música de Jean-Jacques Rousseau (Unesp, 2021). Clique aqui para realizar sua inscrição. As vagas são limitadas. Os selecionados receberão no e-mail cadastrado o link para a palestra.