- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo .pdf
clique na imagem

CIÊNCIA
V Semana Nacional do Cérebro

De 14 a 20 de março acontece a V Semana Nacional do Cérebro. As atividades fazem parte da campanha global de sensibilização
pela pesquisa em neurociências. Segunda (14), às 12h, tem discussão sobre Endocanabinóides na Neurociência. Terça (15), às 14h, está agendada a oficina Modelando o Neurônio. Na quinta (17), às 12h, haverá a palestra Aprendendo um pouco sobre ilusões. E na sexta (18), às 12h, o assunto é a Relação entre o vírus zika e a microcefalia. Todas as atividades são gratuitas e ocorrem no Instituto de Ciências Biológicas (IB).
>> Mais informações: semanadocerebro.org

Edital apoia estudos sobre o Aedes aegypti

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) lançou nesta quinta (10) edital de apoio a projetos de pesquisa sobre Aedes aegypti e as arboviroses – zika, chikungunya e dengue no Distrito Federal, no valor de R$ 6 milhões. As propostas deverão ser submetidas à FAPDF por um coordenador proponente, através do Sistema de Gestão da fundação (SigFAP). Além de técnicos e estudantes, podem participar pesquisadores com vínculo empregatício ou funcional dos laboratórios e secretarias de estado do governo de Brasília, instituições de ensino ou pesquisa, públicas ou privadas, e empresas de base tecnológica. O período de submissão de propostas é de 16 de março a 28 de abril. O valor máximo por projeto de pesquisa é de R$ 3 milhões.
>> Mais informações: www.fap.df.gov.br

TRANSPORTE
Ônibus intercampi circularão em novos horários

Os ônibus intercampi da Universidade de Brasília transitarão em novos horários, de forma experimental, durante 30 dias, a partir desta semana. Após esse período, o Decanato de Assuntos Comunitários publicará a tabela definitiva. Confira as mudanças no site www.unb.br.

INTERNACIONAL
Palestra discute segurança inclusiva

O Instituto de Relações Internacionais da UnB e os institutos Padiá Calógeras e Igarapé convidam para o evento internacional sobre Segurança Inclusiva com o objetivo de discutir a importância do tema e de novas tendências em segurança internacional e conflitos, sob uma perspectiva ampla. As palestras serão ministradas no IRE L, dia 17 de março, às 16h. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.
>> Mais informações: 3107-3633 ou www.inclusivesecurity.org.

ATIVIDADE FÍSICA
Grupo de estudos com idosos precisa de voluntários

A Faculdade de Ciências da Saúde (FS), em parceria com a Faculdade de Educação Física (FEF), promoverá pesquisa com população idosa sobre exercícios físicos que auxiliem na prevenção de quedas. O objetivo do estudo é avaliar os efeitos de 12 semanas de diferentes tipos de treinamento e se esses efeitos serão capazes de promover a redução de  quedas após seis meses do término da operação. As intervenções acontecerão gratuitamente em local previamente determinado nas dependências da FEF. Os resultados da  pesquisa serão utilizados na elaboração e apresentação de dissertação de mestrado e tese de doutorado, além de publicações científicas. A pesquisa terá início em abril de 2016.
>> Mais informações: 8168-0232

Grupo de estudos sobre desigualdade inicia atividades

No dia 21 de março, às 19h, ocorrerá o evento de inauguração das atividades do Grupo de Estudos em Desigualdade e Discriminação com a exibição do filme Chacal: proibido fazer poesia. Após a exibição, será realizada uma roda de conversa com o diretor Rodrigo Lopes de Barros. Às 20h30, haverá lançamento do livro de poesia Poema, Praga, Poema: Mandingas contra o Mau-olhado, do professor da Faculdade de Direito Evandro Piza Duarte. O evento será realizado no auditório Joaquim Nabuco da Faculdade de Direito da UnB e é aberto ao público.

Curso de pandeiro popular e percussão geral

Com o objetivo de proporcionar aprendizado musical e aprofundamento em técnicas e ritmos, os cursos de pandeiro popular e de percussão geral pretendem capacitar alunos a tocar em bandas, formar grupos ou mesmo tocar entre amigos. Buscam ainda valorizar a cultura popular no meio artístico. Os cursos acontecem de 21 de março a 20 de julho, na Praça Chico Mendes, e são abertos ao público. A mensalidade do curso de pandeiro popular é R$ 70 e de percussão geral é R$100.