- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo .pdf
clique na imagem

VESTIBULAR
Inscrições abertas para o segundo semestre

As inscrições para o vestibular da Universidade de Brasília estão abertas até o dia 22 de abril. A seleção é destinada a ingresso no segundo semestre de 2016. As chances ofertadas estão divididas entre três sistemas de acesso: Universal, com 1.880 vagas; Cotas para Negros, com 226 vagas; além de Cotas para Escolas Públicas, com 2.106 oportunidades. Os interessados em concorrer à seleção devem se inscrever pelo site www.cespe.unb.br. A taxa é de R$ 120,00 para candidatos e treineiros.
>> Mais informações: 3448-0100

DIVERSIDADE
UnB organiza semana com temática indígena

A Associação de Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília, com apoio da Coordenação da Questão Indígena da Diretoria da Diversidade, organiza de 18 a 20 de abril a II Semana dos Acadêmicos Indígenas da UnB. Haverá atividades culturais, acadêmicas e debates com reflexões sobre a questão indígena e os desafios de estudante na Universidade. O encontro começa sempre às 9h, no Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas – Maloca, próximo ao postinho.
>> Mais informações: 3107-3426

EDUCAÇÃO FÍSICA
Ciclo de palestras avalia perspectivas do esporte

Está agendada para 26 de abril, às 14h, a palestra técnica Desporto – de onde vem, por onde passou e para onde está sendo levado com o professor da Universidade do Porto Jorge Olímpio Bento, grande pensador sobre a temática. O evento faz parte do Ciclo de Palestras Gesporte, vinculado à disciplina Gestão de Eventos em Educação Física, Esporte, Saúde e Lazer. A palestra ocorrerá no auditório Roberto Salmeron, da Faculdade de Tecnologia. As inscrições podem ser feitas pelo blog www.gesporte.blogspot.com.br.
>> Mais informações: 3107-2553

CINECAL
Conexões religiosas é o tema da programação de abril

O projeto Cinema da Casa da América Latina (CineCAL) preparou programação especial com oito filmes que tratam de histórias de crenças, santos, orixás, romarias, meditações, visões e possessões demoníacas. A classificação indicativa dos filmes é a partir de 14 anos. As exibições ocorrem todas as terças e quintas-feiras do mês de abril, com sessões às 12h30 e às 15h, no Auditório Gonzaguinha. Entrada franca.

ARTES CÊNICAS
Cursos para crianças, jovens e adultos

O Departamento de Artes Cênicas está promovendo cursos que oferecem experimentação, em aulas semanais, de princípios básicos de atuação para diferentes faixas etárias, com conteúdo específico e grau progressivo de complexidade. Os cursos estão divididos em três turmas: Teatro 1 (12 a 14 anos) – 16/04 a 02/07, aos sábados, de 15h a 18h; Teatro 2 (15 a 17 anos) – 16/04 a 02/07, aos sábados, de 15h a 18h; e Teatro 3 (a partir de 18 anos) – 14/04 a 30/06, às quintas-feiras, de 19h a 22h. As aulas acontecem no Departamento de Artes Cênicas, no Prédio Oficinas Especiais. As inscrições vão até 16 de abril pela página do sistema de extensão da Universidade de Brasília.
>> Mais informações: 3107-5917 ou 3107-5918 ou 3107-5919

INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Edital prevê vagas para estudantes do Ensino Médio

O Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação lançou edital do Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, que objetiva inserir estudantes em projetos de pesquisas desenvolvidos pela Universidade de Brasília. As inscrições deverão ser realizadas pelos orientadores das pesquisas até o dia 5 de maio na Secretaria do ProIC. Para conferir os requisitos de participação, acesse o edital no site www.unb.br/administracao/decanatos/dpp.
>> Mais informações: 3107-0742

TEATRO E LITERATURA
Núcleo n-Futuros destaca legado de Shakespeare

O Núcleo de Estudos do Futuro da Universidade de Brasília (n-Futuros/Ceam) realiza, no dia 19 de abril, o evento William Shakespeare – Sua Visão de Futuro ao Celebrar seus 400 anos. O encontro terá a participação dos professores Frederic Litto, emérito da Universidade de São Paulo (USP); Gustavo Franco, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); e José Roberto Castro Neves, da PUC-RJ e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A palestra será às 14h30, no auditório da Reitoria.