- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

 

A 74ª Reunião Anual da SBPC começa em um mês! 

O clima é de contagem regressiva para o grande evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que em 2022 é realizado em parceria com a Universidade de Brasília! Serão centenas de atrações - presenciais e virtuais -, uma infinidade de temas e incontáveis oportunidades de aprender, vivenciar, discutir e proteger a ciência. Tudo isso durante 5 dias, de 24 a 30 de julho, nos campi da UnB e pela internet. Você não vai perder por nada, não é mesmo? 

Mais informações: noticias.unb.br 

 

CENA CONTEMPORÂNEA 

UnB homenageada no teatro 

O 23º Festival Internacional de Teatro de Brasília - Cena Contemporânea, celebra em 2022 os 60 anos da Universidade de Brasília com homenagens a duas personalidades marcantes da história da instituição: Darcy Ribeiro e Hugo Rodas. Acesse o site do evento e descubra a melhor forma de participar da programação, que vai de 28 de junho a 10 de julho, em diversos espaços do Distrito Federal! 

Mais informações: cenacontemporanea.com.br 

 

LAÇOS DE AMIZADE 

Coreia do Sul e Universidade de Brasília 

A Embaixada da Coreia do Sul promoveu em junho um concerto da Orquestra Sinfônica em homenagem aos 60 anos da UnB. A parceria entre o corpo diplomático do país oriental e a instituição tem se fortalecido ano após ano e um dos exemplos é a presença do Instituto Rei Sejong nas dependências do campus Darcy Ribeiro. O Instituto está com inscrições abertas para turmas de coreano no 2º/2022. Saiba como se inscrever! 

Mais informações: reisejong.unb.br 

 

ANÁLISE DE CASO 

Ativismo social contra a covid-19 

Como uma comunidade historicamente negligenciada pelo Estado é capaz de se mobilizar para influenciar políticas públicas a ponto de se tornar um caso de sucesso na resposta à pandemia de covid-19? Em busca de sistematizar elementos para esta resposta, as professoras da FACE/UnB Rosana de Freitas Boullosa e Janaína Lopes Pereira Peres desenvolveram o artigo The democratic transformation of public policy through community activism in Brazil, que se debruçou sobre o exemplo de Paraisópolis, São Paulo. A análise do engajamento da comunidade local é o destaque na publicação que saiu na revista Policy & Politics. 

Mais informações: bristoluniversity.com 

 

 

EXPERIÊNCIAS REUNIDAS 

Novas metodologias de educação 

A Universidade de Brasília tem demonstrado protagonismo frente aos desafios das mudanças dos processos educacionais. Como exemplo disso, dezoito professores da UnB assinam capítulos do livro Metodologias e Tecnologias de Apoio a Processos Educacionais em Transformação, organizado pelo professor da FGA Vandor Rissoli, membro do Laboratório de Tecnologias Educacionais (LaTEd/UnB). A obra, que também reúne pesquisadores ligados a outras instituições, como IFB, SEEDF, UAB, SESI e SENAI, está disponível para venda. 

Mais informações: twitter.com/unb_oficial 

 

 

A Universidade de Brasília está com editais vigentes para Licenciatura em Educação do Campo e Certificação de Habilidades Específicas. Saiba mais clicando abaixo: 

 

https://noticias.unb.br/67-ensino/5814-unb-divulga-60-vagas-para-licenciatura-em-educacao-do-campo 

https://noticias.unb.br/67-ensino/5800-inscricoes-para-certificacao-de-habilidade-especifica-seguem-ate-29-de-junho 

 

Veja que eventos interessantes acontecem na Universidade nesta última semana de junho! 

 

28 de junho 

FCI promove mais uma palestra do ciclo Ciência da Informação em Debate 

https://noticias.unb.br/component/agenda/agenda/3412

 

28 de junho 

FAC realiza jornada discente sobre a crise no conceito de verdade 

https://noticias.unb.br/component/agenda/agenda/3379 

 

30 de junho 

BCE tem Clube de Leitura com temática do orgulho LGBTQIA+ 

https://noticias.unb.br/component/agenda/agenda/3396 

 

 

 

A aula inaugural #InspiraUnB desse 1º/2022 foi qualquer coisa de maravilhosa, né? Por isso mesmo, nossa seção de mídias sociais é todinha dela.  

 

Pelo post do Twitter você pode acessar imagens incríveis e o registro em texto do que rolou no encontro.  

https://twitter.com/unb_oficial/status/1540088421577658368 

 

No player da UnBTV, é possível assistir de novo a esse momento instigante cheio de conhecimento, cultura efervescente e calor humano! 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.