- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo .pdf
clique na imagem

EDITAL

Projetos de pesquisa receberão até R$ 100 mil

Com o objetivo de incentivar o ensino e a pesquisa, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) lançou edital de bolsas para projetos de pesquisa e de desenvolvimento científico e tecnológico na área de avaliação educacional. O apoio é direcionado a professores doutores do magistério superior, em exercício ou aposentados. Cada projeto aprovado receberá até R$ 100 mil, que poderão ser usados para financiar bolsas para professor pesquisador ou aluno de doutorado, mestrado ou graduação.  As inscrições vão até 31 de agosto pela página www.cespe.unb.br.

Mais informações: 3448-0100

Oficinas para crianças

As inscrições para o projeto Oficinas Esportivas, que oferece atividades pedagogicamente orientadas para crianças de 5 a 10 anos de idade, estão abertas. São ofertadas modalidades como futebol, basquete, vôlei, dança, atletismo e rugby, com aulas a partir de 23 de agosto. Os interessados deverão se inscrever no Centro Olímpico, das 14h às 17h. Vagas limitadas.

Mais informações: 3107-2506 ou 98128-7571

ARTES CÊNICAS

Curso de teatro

O projeto de extensão Cursos Livres, oferecido pelo Departamento de Artes Cênicas, está com inscrições abertas até 20 de agosto. São cursos introdutórios de teatro para crianças, jovens e adultos e, neste semestre, serão ofertadas quatro turmas no Edifício de Oficinas Especiais. Aos sábados, de 20/8 a 26/11: Teatro 1 (12 a 14 anos), das 15h às 18h; Teatro 2 (15 a 17 anos), das 15h às 18h; Teatro 3 Nível 1 (a partir de 18 anos), das 15h às 18h. Às quartas-feiras, de 17/8 a 23/11: Teatro 3 Nível 2 (a partir de 18 anos), das 19h às 22h.  As inscrições estão disponíveis na página do sistema de extensão da UnB e os valores dos cursos serão informados pelo departamento.

Mais informações: 3107-5817 ou 3107-5818 ou 3107-5819

VIVA MAIS

Preparação para a aposentadoria

Estão abertas as inscrições para o projeto Viva Mais! – Programa de Preparação para a Aposentadoria, oferecido aos servidores da UnB. O objetivo é ajudar na organização para a aposentadoria de forma gradual e desenvolver atividades educativas que abordem temas como saúde, exercício físico e autonomia financeira. As inscrições encerram dia 19 de agosto. Os encontros ocorrem de 24 de agosto a 7 de dezembro, às quartas-feiras, das 14h às 17h. Os interessados devem acessar a página www.capacitacao.unb.br.

Mais informações: 3307-3361 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ENCONTRO

Projeto Nacional de Educação em foco

O XIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste – Reunião Científica Regional da ANPED está com inscrições abertas. O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, ocorrerá no período de 6 a 9 de novembro, no campus Darcy Ribeiro. O tema desta edição é Projeto Nacional de Educação: desafios éticos, políticos e culturais. A programação e a inscrição devem ser acessadas por meio do site oficial do encontro.

Mais informações: www.anpedco2016.com.br

CINECAL

Música no cinema

Para celebrar a presença da música na arte cinematográfica, o CineCAL de agosto exibe filmes com trilhas de grandes compositores da sétima arte, como Nino Rota, Vangelis e Herrmann. As exibições ocorrem todas as terças e quintas-feiras do mês de agosto, com sessões às 12h30 e às 15h, no Auditório Gonzaguinha (SCS Quadra 4, Edifício Anápolis). Confira a programação na página www.facebook.com/calunb. Entrada franca.

SIMPÓSIO

Chamada para apresentação de trabalhos

Os interessados em participar do Simpósio 20 anos do PAS/UnB: compartilhando experiências das escolas, entre 20 e 21 de setembro, deverão se inscrever até 20 de agosto. É necessário preencher a ficha para submissão de resumos e enviar para o endereço eletrônico indicado na página www.ead.cebraspe.org.br/gie. Escolas e professores poderão submeter projetos para apresentação durante o simpósio nas modalidades painel (em formato de banner) ou artigo.

Mais informações: 2109-5850 ou 2109-5854

INTERNACIONAL

Congresso sobre estudos linguísticos

De 15 a 18 de agosto, o Instituto de Letras (IL) sedia o V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos, que propõe o compartilhamento de ideias por meio de minicursos, palestras e conferências sobre temas-chave da área de Linguística. O evento será realizado no auditório do IL e as inscrições poderão ser feitas no local. Confira a programação na página www.lefog.pro.br.

CONVITE

Nutrição indígena em debate

A pesquisa Direito Humano à Alimentação Adequada e à Nutrição do povo Guarani e Kaiowá – um enfoque holístico será lançada no dia 16 de agosto, às 14h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências da Saúde. O documento traz a análise de violações de direitos e suas diferentes causas. No evento, haverá a presença de lideranças indígenas, pesquisadores do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da UnB, da Unicamp e da FIAN Internacional.

Salvar