EXTENSÃO

Programação acontece de 23 a 27 de setembro. A filósofa Viviane Mosé e o escritor Mia Couto estão entre convidados

A semana universitária é o melhor momento para que toda a sociedade visite a UnB e a conheça melhor. Arte: DEX

Com o tema Encontros que Transformam, será realizada de 23 a 27 de setembro a 19ª Semana Universitária (Semuni) em todos os campi da Universidade de Brasília, que abre suas portas para a comunidade do Distrito Federal e Entorno. As inscrições para atividades já estão disponíveis por meio do Sistema de Extensão (Siex). Saiba como se inscrever ao fim da matéria.

Durante a Semuni, as aulas são suspensas e os espaços físicos são destinados prioritariamente para as propostas de atividades inscritas e aprovadas previamente pelo DEX.

Na programação oferecida pelas faculdades, institutos, centros de pesquisa, pelo HUB e pelas unidades administrativas da UnB, são 879 atividades: palestras, oficinas, cursos, minicursos, rodas de conversa, cinedebates, workshops e exposições, um aumento de quase 50% em relação à edição do ano passado.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL O DEX também propõe uma programação especial para toda a comunidade do DF e Entorno, com destaque para o encerramento da Semana Universitária, no dia 27 de setembro, com palestra do escritor moçambicano Mia Couto, que também receberá o título de Doutor Honoris Causa pela UnB.

A abertura da Semuni, na segunda (23), contará com a presença da filósofa e escritora Viviane Mosé. A palestra será realizada no auditório da ADUnB, às 19h, e vai incluir o lançamento do livro A espécie que sabe: do Homo sapiens à crise da razão, com sessão de autógrafos.

A quarta-feira (24) será novamente reservada ao Dia da Saúde Mental e do Bem-Estar, que terá diversas atividades no espaço entre o ICC Sul e a Reitoria, das 9h às 19h, incluindo minicurso de automassagem, oficina de aromaterapia, sessão de ioga, meditação, tai chi chuan e roda sobre autocuidado.

Na quinta (25), acontece a CriAtiva – II Feira Cultural da UnB, com expositores de arte, design, fotografia e ilustração, além de apresentações musicais e culturais e dois minicursos sobre vinho. Durante a feira, também será realizada a II Exposição de Fotografias da Extensão, divulgando o resultado do II Concurso de Fotografia.

ENCONTROS A tradicional Mostra de Cursos, realizada pelo Decanto de Ensino de Graduação (DEG), vai receber centenas de alunos de ensino médio interessados em conhecer a UnB, entre os dias 24 e 26 de setembro, das 8h às 18h.

O DEX também realizará o I Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB, ampliando a antiga Mostra Pibex, com objetivo de proporcionar aos estudantes um espaço de reflexão sobre a extensão universitária e seu papel na integração da universidade com a sociedade.

O Decanto de Pós-Graduação (DPG) da UnB vai promover o 25º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e 16º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal, com abertura no dia 20 de setembro, às 15h, no Centro Cultural da ADUnB, e apresentação dos trabalhos entre 24 e 26 de setembro, no Centro Comunitário Athos Bulcão.

O evento é realizado em parceria com a Universidade Católica de Brasília, o Centro Universitário do Distrito Federal, o Centro Universitário de Brasília, o Instituto Federal de Brasília, o Instituto Federal de Goiás – campus Águas Lindas e o Centro Universitário Iesb.

INSCRIÇÕES Para se inscrever nas atividades da Semuni, o interessado deve se cadastrar no Sistema de Extensão (Siex) da UnB. Confira tutorial. Se o CPF já estiver cadastrado, basta recuperar a senha – o e-mail pré-cadastrado é o mesmo do MatriculaWeb. Se houver qualquer problema com o login, recomenda-se entrar em contato com a organização pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A certificação das atividades é digital, por isso, só serão permitidas inscrições pelo Siex. Os certificados digitais estarão disponíveis no próprio sistema, desde que a unidade responsável ateste a frequência dos alunos na atividade.