CULTURA

Programação durante toda a semana traz apresentações musicais e mesas-redondas em homenagem ao maestro

Quarteto Capital se apresenta durante Simpósio de Pesquisa em Música. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

O som do Quarteto Capital ecoou no auditório do Departamento de Música na tarde desta quarta-feira (27). A apresentação integra a programação do Simpósio de Pesquisa em Música, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Música, do Instituto de Artes. O objetivo do encontro é homenagear o centenário do maestro Cláudio Santoro, um dos fundadores da Universidade de Brasília.

“O Santoro faz parte do grupo de fundadores da Universidade e tem papel primordial no modo como se pensou as artes aqui. Ele formou toda uma geração de compositores, inclusive eu, que fui seu aluno a partir de 1979”, relembra Flávio Santos Pereira, professor do Departamento de Música e um dos organizadores do simpósio.

O professor destaca que o simpósio tem dois vieses primordiais: promover a reflexão sobre a produção e o legado de Cláudio Santoro; e a parte propriamente artística, assegurada pela presença de grupos com apresentações musicais, diariamente, às 14h, até a próxima sexta-feira (29).

MESTRE – Após a apresentação do Quarteto, foi a vez da mesa-redonda Cláudio Santoro: Mestre de Todos Nós. Na ocasião os professores presentes puderam trocar experiências sobre como foi ser aluno de Santoro e também fazer perguntas a Alessandro Santoro, pianista e filho do maestro, que participou do evento.

Alessandro Santoro, filho do maestro Cláudio Santoro, participou da programação em homenagem ao centenário do pai. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Questionado sobre o nível de exigência do pai nos estudos da música, Alessandro foi taxativo. “Meu pai era muito lindo. Não castrava ninguém. Nós trabalhamos juntos no Concerto Número I, dele no Theatro Municipal. Ele estava muito acima de dizer como se deveria tocar a música dele. Eu é que me incomodo”, brincou.

Para Flávio Pereira, relembrar Cláudio Santoro em seu centenário é valorizar a obra de um compositor de importância mundial. “Ele tem uma importância enorme na formação de professores, compositores e plateia no Distrito Federal e no Brasil, e uma produção como compositor que ultrapassa as nossas fronteiras”, finalizou.

Ao todo, o evento terá 8 palestras, quatro apresentações musicais e quatro mesas-redondas. Confira a programação completa.