#INSPIRAUnB

Evento diurno, nesta terça (10), contou com atrações culturais e palavra dos gestores antes de palestra com o convidado Ailton Krenak

Estudantes compareceram ao Centro Comunitário para a aula inaugural do semestre. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

Quando se imagina um evento de recepção a calouros universitários, a imagem que se faz é de muitos rostos jovens na plateia, ávidos por informação e interação – expectativa confirmada nesta terça-feira (10). Esse público estava, de fato, presente no evento #InspiraUnB, realizado no Centro Comunitário Athos Bulcão, campus Darcy Ribeiro. E a boa presença de veteranos também chamou a atenção.

 

A cerimônia de apresentação da Universidade foi conduzida pelo estudante Jacky Mathieu, que cursa o sétimo semestre de Relações Internacionais. Haitiano, ele fala muito bem português e tem excelente trânsito entre os demais colegas estrangeiros e também na Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) da UnB. Tal perfil despertou a curiosidade dos organizadores do evento, que teve como atração principal o líder indígena Ailton Krenak.

 

“Fui acompanhar a recepção aos alunos estrangeiros e a responsável me viu falando com muitas pessoas, em inglês, português ou francês. Ela me fez o convite para ser mestre de cerimônia do #InspiraUnB. Acho que foi uma grande experiência”, avalia Jacky, que também dá aulas de francês e já foi monitor em disciplina. “É uma sensação muito boa. No início, tremi, mas pouco a pouco fui entrando no clima, vi que as pessoas estavam me entendendo. Acabou sendo tranquilo.” 

O haitiano Jacky Mathieu foi mestre de cerimônia no #InspiraUnB. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

Estudante de pós-graduação na Antropologia, Iberê Guarani prestigiou o evento e exaltou a iniciativa de trazer Krenak para falar ao público. “São raros os momentos em que podemos contemplar as diversidades, principalmente nas universidades, que durante muitos séculos negaram nossos saberes e nossos conhecimentos. Hoje ouvimos um parente indígena, que traz para gente um pouco dos nossos saberes ancestrais. Isso é importante.”

 

>> Ailton Krenak defende coletividade e expansão dos horizontes acadêmicos no #InspiraUnB

 

DESCONTRAÇÃO Everaldo Lacerda está no quatro semestre de História e se organizou com colegas para, desde as primeiras horas de #InspiraUnB, entregar aos calouros panfletos do programa Afroatitude, que promove ações afirmativas no Centro de Convivência Negra (CCN) da UnB. A recepção organizada pelo grupo acontece nesta quinta (12). “Queremos mostrar que a academia vai além de ler livro e fazer cálculos, é também um ambiente confortável para se distrair e se divertir. Eventos de recepção como este são muito legais para quebrar logo o gelo de início de semestre”, acredita.

 

No #InspiraUnB, o público também pôde ver a apresentação da Bateridra, bateria da Olímpia, Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Direito, e do grupo de cheerleaders que, de última hora, reuniu estudantes de diversos cursos para criar uma performance especial para a ocasião.

 

“Tínhamos duas semanas para treinar, então fomos chamando aqueles que tinham disponibilidade e que sabíamos que já tinham experiência. O desafio foi justamente fazer essa sincronia e esse trabalho em grupo com pessoas que não costumam treinar juntas. Deu certo”, conta o veterano do décimo semestre de Biologia Jean Abner Costa, que tinha a intenção de divulgar o esporte entre os calouros.

 

Flávia Nycole acaba de ingressar no curso de Engenharia Florestal. Encantada com o evento de boas-vindas, ela conta que agora vai realizar um sonho. “Entrar na UnB é a realização de um dos meus maiores sonhos. Espero crescer muito aqui dentro, conhecer pessoas novas, aprender demais. No #InspiraUnB estão realmente focados em ajudar a gente. É uma inspiração a mais, temos orientações, gostei bastante.” 

Calouros do IP, Victor Hugo Santos e Mariana da Cruz não esperam nada menos que sucesso na vida universitária. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

A expectativa também é alta no caso da caloura de Psicologia Mariana da Cruz, que se mudou da Bahia para o Distrito Federal para estudar na UnB. “Tem 15 dias que cheguei, mas está sendo bem legal. Espero crescer como pessoa, como profissional, fazer amizades maravilhosas, conhecer várias áreas de atuação, quero me conhecer melhor também”, afirma.

 

Seu colega de curso Victor Hugo Santos, está, aos 16 anos, já se familiarizando com o mundo universitário: ingressou na UnB por meio do Acesso Enem. “É um pouco assustador, mas tudo bem”, brinca. “Já tinha ideia do que gostaria de fazer. Um dia vim à UnB e assisti a uma aula de Psicologia, aí defini o curso. Espero amadurecer muito, e também pesquisar muito e aprender muito.”

 

ACOLHIDA E APELO – Junto à reitora, Márcia Abrahão e ao vice-reitor Enrique Huelva, o decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas, convidou os calouros a vivenciar toda a diversidade da UnB e o espírito universitário que se mantém desde que a casa foi idealizada por Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. “Eles plantaram sementes que germinam e frutificam através da diversidade, da humanidade e, principalmente, de um ensino de qualidade aos quais vocês terão acesso”, declarou.

 

Enrique Huelva conclamou todos os presentes para que se somem à luta para que a UnB siga como universidade pública e gratuita. “Esse acolhimento sempre também é um apelo a contarem conosco, com os professores, coordenadores e equipe da reitoria para qualquer problema que tenham. Não hesitem nunca em nos comunicar, em dialogar conosco. Nossa instituição é de altíssima qualidade, uma das melhores do país e da América Latina, motivo de muita felicidade e orgulho. É também diversa e inclusiva.”

Reitora Márcia Abrahão deu as boas-vindas aos estudantes, ao lado decano Sérgio de Freitas (DEG) e do vice-reitor Enrique Huelva. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

A reitora Márcia Abrahão enumerou oportunidades variadas para os estudantes participarem ativamente da vida universitária e ressaltou também o retorno que darão à sociedade a partir do conhecimento adquirido.

 

“Saibam que terão os melhores momentos das vidas de vocês. Aproveitem tudo o que a universidade tem para oferecer. Vocês vão estudar muito, e é muito mesmo, vão ter oportunidade de fazer pesquisa, de apoiar outros colegas estudantes por meio de monitoria, tutoria, atividades de extensão, artísticas, culturais, esportivas e vão poder dar contribuição à sociedade com uma formação humanista e acadêmica de altíssimo nível. A UnB continua sendo protagonista das políticas públicas do Brasil, desde sua criação."

 

As atividades de recepção aos estudantes no 1°/2020 continuam! Além do #InspiraUnB noturno, nesta quarta (11), com Sidarta Ribeiro, há oficinas previstas até a última semana de março, além de programação específica das unidades acadêmicas.

 

Leia também:

>> Com aulas prestes a começar, comitê instituído para monitorar o Coronavírus na UnB dá instruções

>> Programação diversa marca abertura do semestre letivo

>> Convidado para o início do semestre, Sidarta Ribeiro faz apelo pela valorização da ciência

>> Palestrante do #InspiraUnB, Ailton Krenak alerta para o perigo da dissociação entre humanos e natureza

>> Universidade dá início ao semestre letivo

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.