EXCELÊNCIA

Melhores teses e dissertações defendidas na Universidade em 2016 e 2017 são agraciadas pelo Decanato de Pós-Graduação. Ao todo, foram 23 distinções

Professores e alunos autores de 20 teses e dissertações ganharam os certificados do Prêmio UnB de Dissertação e Tese. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Reconhecimento, excelência e muito orgulho. Neste clima, doutores, mestres e professores da Universidade de Brasília receberam o Prêmio UnB de Dissertação e Tese. A iniciativa do Decanato de Pós-Graduação (DPG) agraciou, nesta segunda-feira (29), trabalhos de mestrado e doutorado de distinta relevância acadêmica, concluídos em 2016 e 2017. Entre as pesquisas, três foram homenageadas com o Grande Prêmio UnB de Tese.

“A construção acadêmica é coletiva. O prêmio é fruto de um trabalho que está inserido no âmbito de um programa e seus professores, de um núcleo de pesquisa e seus colaboradores. Recebo a homenagem com muita honra, reconhecendo esse esforço de todos”, afirma Daniel Vieira, doutor em Administração e um dos ganhadores do Grande Prêmio UnB de Tese, no colégio de Ciências Humanas. Em linhas gerais, seu trabalho analisa o impacto da competitividade na promoção da cooperação entre empresas de hospedagem.

Durante a solenidade, alunos e professores orientadores das pesquisas agraciadas receberam os certificados de premiação. Na visão do docente do Departamento de Administração Valmir Emil Hoffmann, ao atestar a qualidade e competitividade dos trabalhos, o prêmio contribui para derrubar o "complexo de vira-latas" ainda existente em muitos programas de pós-graduação.

Daniel Vieira, Valmir Hoffmann (orientador) e Daniel Moreira são agraciados com o Grande Prêmio UnB de Tese, honraria máxima da solenidade. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O professor completa o raciocínio com dicas para desenvolver uma boa tese: “É importante pensar no método e nunca perder o foco da pergunta que a pesquisa se propõe a responder.”

Além de reconhecer o esforço de discentes e docentes, os prêmios concedidos valorizam as instituições públicas de ensino e dão visibilidade às pesquisas feitas na UnB, segundo a decana do DPG, Helena Shimizu.

“A universidade pública concentra 90% de toda a produção científica do país. Uma ciência cidadã, que a população tem o direito de acessar e conhecer”, ressalta.

Contemplada com o Prêmio UnB de Dissertação e Tese na área de Ciências Humanas, Iara Richwin atua na Secretaria da Criança do Distrito Federal. A servidora pública ilustra como conhecimento científico e sociedade estão diretamente interligados. “O doutorado transformou meu olhar e minha prática em psicologia. Na tese, trabalhei com usuários de crack, mas as mudanças afetaram toda minha experiência com casos de precariedade e vulnerabilidade social”, relata.

OS PRÊMIOS – Os 98 trabalhos recebidos passaram por avaliação de dois comitês, um composto por pesquisadores da UnB e outro por membros da comunidade científica vinculados a outras instituições.

Na divisão por áreas, foram contempladas: uma pesquisa em Ciências Agrárias e Florestais; três em Ciências Biológicas, duas em Ciências da Saúde; uma em Ciências Exatas e da Terra; duas em Engenharias; três no grupo Multidisciplinar; duas em Ciências Humanas; três em Ciências Sociais Aplicadas; e três em Linguística, Letras e Artes.

Com mérito reconhecido pelos comitês, três trabalhos receberam o Grande Prêmio UnB de Tese, um em cada colégio da Capes: Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas.

Pesquisas que receberam o Grande Prêmio UnB de Teses em 2018. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

Um dos premiados com a honraria máxima da solenidade foi Daniel Moreira, doutor em Biologia Molecular. Também servidor técnico da UnB, ele participa de projetos de iniciação científica desde o início de sua graduação, há dez anos, experiência fundamental para o sucesso da tese premiada.

“Faço parte do universo científico desde 2008. Não tive muita surpresa no doutorado porque eu conhecia o funcionamento da ciência. Recebi todo o suporte da Universidade e dos órgãos de fomento para realizar a minha pesquisa”. Em síntese, a tese de Moreira aborda a sobrevivência de determinados animais na ausência de oxigênio.

NOVIDADE – Neste ano, os avaliadores usaram um novo sistema on-line para analisar os 98 trabalhos inscritos. A ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Informática da UnB (CPD) em parceria com o Decanato de Pós-Graduação (DPG) e fica como legado para as próximas edições do prêmio.

“A ferramenta permitiu uma caracterização ainda mais institucional às avaliações e seus fluxos. A consulta aos trabalhos é feita pela internet e os acessos ficam registrados no sistema, por exemplo. Estamos felizes com o resultado”, comenta o coordenador de Monitoramento e Avaliação do DPG, Gerson Cipriano.

Clique na imagem para ampliar a lista com todos os trabalhos reconhecidos pelo Prêmio UnB de Dissertação e Tese. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB