Ficou mais fácil encontrar, em um só lugar, as iniciativas que a Universidade de Brasília desenvolve em diferentes áreas do conhecimento contra o novo coronavírus. A instituição lançou o repositório digital Covid-19 UnB em Ação para dar maior visibilidade às diversas frentes de atuação e abordagens para lidar com a emergência em saúde pública, além de facilitar a busca e o agrupamento dessas informações em um só espaço.
Na plataforma, é possível encontrar informações institucionais (sobre comitês instituídos para atuação em resposta à pandemia e sobre funcionamento da Universidade durante o combate ao novo coronavírus); notícias e detalhes sobre projetos e produtos gerados pela UnB com foco na temática. O acesso pode ser feito com apenas um clique pelo banner principal do portal da UnB ou diretamente pela página www.repositoriocovid19.unb.br.
A criação de um mecanismo para sistematizar e armazenar as informações produzidas pela Universidade para enfrentamento da pandemia foi uma necessidade identificada pelos comitês Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 (Coes) e de Pesquisa, Inovação e Extensão de Combate à Covid-19 (CPIE) da UnB. Daí surgiu a proposta da plataforma, desenvolvida em parceria entre o Laboratório de Inteligência de Redes, da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), e o Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa e Inovação em Software (Lappis), da Faculdade do Gama (FGA).
O professor da FCI Dalton Martins é um dos idealizadores do repositório e salienta que a ideia é também favorecer a interação entre pesquisadores, estratégia que ajuda a ampliar as colaborações e maximizar o impacto das ações em andamento. “Essa transparência não só fortalece os pesquisadores e a comunidade acadêmica a entenderem o que está sendo feito e como podem colaborar. Como também pode apoiar a sociedade a encontrar respostas, entre o que a Universidade está produzindo, para as suas demandas e necessidades nesses tempos de pandemia”, destaca o docente, que atualmente coordena o Laboratório de Inteligência de Redes.
O repositório foi organizado, inicialmente, com base nos projetos contra a Covid-19 com financiamento aprovado em chamada pública realizada pela instituição. A proposta é que seja constantemente atualizado com inserção de novas informações. A comunidade acadêmica pode colaborar para a alimentação da plataforma com o envio de informações sobre ações de pesquisa, extensão e inovação, além de serviços tecnológicos desenvolvidos da UnB para o enfrentamento da Covid-19.
Para enviar novos dados, basta clicar na seção Repositório de Projetos e Produtos e ir à aba Submissão. Lá, o usuário encontrará as opções de enviar um projeto ou um produto. Em seguida, a pessoa deve preencher as informações gerais requeridas sobre a iniciativa, para então concluir a solicitação de registro. As submissões são enviadas para triagem e validação por especialistas da Sala de Situação da UnB, no âmbito do Coes.
A Biblioteca Central (BCE) também colabora com o repositório. Em conjunto com o professor Dalton Martins e sua equipe, uma bibliotecária destacada para o projeto dedica-se à revisão das submissões e à análise dos links coletados na internet sobre o assunto.
Sugestões de melhorias na plataforma e artigos científicos a serem arquivados podem ser encaminhados ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Em breve, também serão disponibilizadas informações sobre saúde mental e apoio psicossocial ofertados na UnB nesse período de isolamento social.
INOVAÇÃO – Facilitam as pesquisas na plataforma a organização dos projetos e produtos por categorias e subcategorias, com informações detalhadas, e a busca filtrada com o uso de metadados. Ademais, há a possibilidade do cruzamento e a inter-relação de dados e de exportação das informações para análise e pesquisa, tornando a ferramenta uma base de dados ativa.
Na avaliação da decana de Pesquisa e Inovação (DPI) em exercício, Cláudia Amorim, tais conteúdos são valiosos e não só constituem uma memória institucional, como também auxiliam na produção de novas informações pelos pesquisadores e em análises mais aprofundadas sobre a pandemia, quando for superada. Trata-se ainda de um mecanismo importante para atrair recursos para pesquisas.
“O repositório ajuda a mostrar à sociedade a importância e o alcance do papel da UnB, neste momento, em ações de pesquisa, inovação e extensão e também pode nos ajudar a obter maior repercussão nas ofertas de financiadores”, menciona Cláudia Amorim.
Para chegar à interface amigável e de fácil busca e gestão das informações, a equipe desenvolvedora utilizou um software livre, o Tainacan, ferramenta integrada ao Wordpress que o transforma em um repositório digital para organização de coleções. O software é produto de um projeto de pesquisa do Laboratório de Inteligência de Redes e já tem sido utilizado por outras instituições e órgãos nacionais e internacionais.
Entre elas, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a secretaria de Cultura do México – esta, em função de parceria entre a UnB e a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização Capes PrInt.
Leia mais:
>> Pesquisadores da UnB instruem públicos específicos sobre prevenção ao novo coronavírus
>> Em nota, comitê orienta que distanciamento social seja mantido
>> Iniciativa da UnB cria site e aplicativo para facilitar doações no Distrito Federal
>> Pesquisadores da UnB irão testar eficácia da cloroquina no tratamento da Covid-19
>> Dasu/DAC oferece atividades para promoção de saúde e bem-estar durante isolamento social
>> UnB garante auxílios a estudantes de baixa renda durante pandemia da Covid-19
>> Profissionais da UnB reforçam cuidados com saúde mental durante pandemia de coronavírus
>> Nota do DAC sobre medidas adicionais além do auxílio alimentação emergencial