EXCELÊNCIA

Classificação é separada em duas listas, que consideram toda a carreira acadêmica ou somente as citações em 2022

Treze dos 31 cientistas da UnB aparecem tanto na lista de mais influentes de 2023, considerando apenas o ano de 2022, quanto na lista referente a toda carreira. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A Universidade de Brasília tem 31 pesquisadores entre os 2% mais influentes do mundo em suas áreas de atuação, segundo lista elaborada em 2023 pela Universidade de Stanford e pelo repositório de dados Elsevier. No ano passado, o levantamento citou 29 pesquisadores da UnB. O estudo é separado em duas categorias: citações considerando toda a carreira do pesquisador e citações considerando apenas as referências feitas em 2022.

“Essa produção de conhecimento, gerada a partir da liderança desses docentes, nos orgulha. Os resultados inspiram jovens a trilhar a carreira acadêmica, mostram para a comunidade externa a excelência do trabalho feito na Universidade e ressaltam a importância da ciência para o desenvolvimento do Brasil”, destaca a reitora Márcia Abrahão.

Na lista em que foram elencados os cientistas mais influentes de 2023, a UnB conta com 21 pesquisadores avaliados pela carreira e 23 mais citados somente no ano passado. Treze deles aparecem nas duas listas. Já no ano anterior, foram 20 e 22, respectivamente. Também com 13 professores em ambas.

“A presença de docentes da UnB entre os cientistas mais influentes do mundo, em suas respectivas áreas de atuação, mostra que a ciência desenvolvida no país alcançou patamares sólidos e tem nível internacional, apesar dos expressivos cortes de recursos destinados à educação superior e à pesquisa no país nos últimos anos. Seguimos nos patamares mais altos de contribuição acadêmica”, avalia a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter.

Os participantes são classificados em 22 áreas de conhecimento e 174 subáreas, de acordo com o padrão Science-Metrix. A seleção enumera os 100 mil melhores cientistas do mundo por pontuação – com e sem autocitações – com um percentual de classificação de 2% ou superior nas subáreas. Esta versão utiliza a base Scopus.

Física e Astronomia é uma das grandes áreas em que a UnB tem pesquisadores entre os mais influentes do mundo. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Os cientistas da UnB aparecem em 12 campos: Física e Astronomia; Pesquisa Biomédica; Ciências da Terra e Ambiental; Biologia; Química; Tecnologias da informação e da Comunicação; Engenharia; Matemática e Estatística; Agricultura, Piscicultura e Silvicultura; Medicina Clínica; Economia e Negócios; e Tecnologias Habilitadoras e Estratégicas.

O repositório de dados Elsevier trabalha com um banco de dados contendo informações dos cientistas mais citados. Disponível gratuitamente, a consulta fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto (c-score).

Veja a lista dos pesquisadores da UnB mais influentes em 2022:

Augusto Cesar Franco

Viktor V. Dodonov

Ennio Marques Palmeira

Márcio Martins Pimentel

Veja a lista dos pesquisadores da UnB considerando toda a carreira:

Augusto Cesar Franco

Ma To Fu