EXCELÊNCIA

Classificação é separada em duas listas, que consideram toda a carreira acadêmica ou somente as citações em 2022

Treze dos 31 cientistas da UnB aparecem tanto na lista de mais influentes de 2023, considerando apenas o ano de 2022, quanto na lista referente a toda carreira. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília tem 31 pesquisadores entre os 2% mais influentes do mundo em suas áreas de atuação, segundo lista elaborada em 2023 pela Universidade de Stanford e pelo repositório de dados Elsevier. No ano passado, o levantamento citou 29 pesquisadores da UnB. O estudo é separado em duas categorias: citações considerando toda a carreira do pesquisador e citações considerando apenas as referências feitas em 2022.

“Essa produção de conhecimento, gerada a partir da liderança desses docentes, nos orgulha. Os resultados inspiram jovens a trilhar a carreira acadêmica, mostram para a comunidade externa a excelência do trabalho feito na Universidade e ressaltam a importância da ciência para o desenvolvimento do Brasil”, destaca a reitora Márcia Abrahão.

Na lista em que foram elencados os cientistas mais influentes de 2023, a UnB conta com 21 pesquisadores avaliados pela carreira e 23 mais citados somente no ano passado. Treze deles aparecem nas duas listas. Já no ano anterior, foram 20 e 22, respectivamente. Também com 13 professores em ambas.

“A presença de docentes da UnB entre os cientistas mais influentes do mundo, em suas respectivas áreas de atuação, mostra que a ciência desenvolvida no país alcançou patamares sólidos e tem nível internacional, apesar dos expressivos cortes de recursos destinados à educação superior e à pesquisa no país nos últimos anos. Seguimos nos patamares mais altos de contribuição acadêmica”, avalia a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter.

Os participantes são classificados em 22 áreas de conhecimento e 174 subáreas, de acordo com o padrão Science-Metrix. A seleção enumera os 100 mil melhores cientistas do mundo por pontuação – com e sem autocitações – com um percentual de classificação de 2% ou superior nas subáreas. Esta versão utiliza a base Scopus.

Física e Astronomia é uma das grandes áreas em que a UnB tem pesquisadores entre os mais influentes do mundo. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Os cientistas da UnB aparecem em 12 campos: Física e Astronomia; Pesquisa Biomédica; Ciências da Terra e Ambiental; Biologia; Química; Tecnologias da informação e da Comunicação; Engenharia; Matemática e Estatística; Agricultura, Piscicultura e Silvicultura; Medicina Clínica; Economia e Negócios; e Tecnologias Habilitadoras e Estratégicas.

O repositório de dados Elsevier trabalha com um banco de dados contendo informações dos cientistas mais citados. Disponível gratuitamente, a consulta fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto (c-score).

 

Veja a lista dos pesquisadores da UnB mais influentes em 2022:

Augusto Cesar Franco

Ma To Fu

Ricardo L. de Queiroz

Concepta Margaret McManus

Brenno A. D. Neto

Cesar Koppe Grisolia

Soraya Coelho Leal

Eliete Neves Silva Guerra

Taís Gratieri

José Wadih Maluf

Jorge Faber

Fernando Abad-Franch

José Alexander Araújo

Damaris Silveira

Miguel Ângelo Marini

Paula Souza

Marcílio Cunha-Filho

Mauro Boianovsky

José G. Dórea

Giovany M. Figueiredo

Viktor V. Dodonov

Ennio Marques Palmeira

Márcio Martins Pimentel

 

Veja a lista dos pesquisadores da UnB considerando toda a carreira:

Augusto Cesar Franco

Ma To Fu

Ricardo L. de Queiroz

Concepta Margaret McManus

Cesar Koppe Grisolia

José Wadih Maluf

Fernando Abad-Franch

Miguel Ângelo Marini

José G. Dórea

Giovany M. Figueiredo

Viktor V. Dodonov

Ennio Marques Palmeira

Márcio Martins Pimentel

Wolf Uwe Reimold

Alexandre G. S. Prado

Philip Marsden

Paulo A. Z. Suarez

Jeanine M. Felfili

Edivaldo X. F. Filho

Dejano Tavares Sobral

Sônia Nair Báo