EXCELÊNCIA

Estudo avalia centenas de universidades do mundo em 11 grandes áreas do conhecimento, todas com participação da Universidade de Brasília

Considerando as 11 grandes áreas do conhecimento avaliadas, houve aumento médio de 5% no número de universidades classificadas no ranking. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Universidade de Brasília foi classificada em todas as 11 áreas de conhecimento no World University Rankings by Subjects, do Times Higher Education (THE Subjects) 2024. O resultado da avaliação foi divulgado nesta quinta-feira (26). Em dez áreas, a UnB permaneceu com a mesma classificação do ano anterior. O melhor resultado foi em Direito, que se manteve na faixa 251-300, entre 329 instituições classificadas.

Nas áreas Artes e Humanidades, Psicologia e Educação, a Universidade de Brasília continua na faixa 501-600. Nessas três, foram ranqueadas, respectivamente, 691, 621 e 703 universidades de todo o mundo.

Em Ciências Sociais e em Economia e Negócios, a Universidade permanece na faixa 601-800, sendo o número de participantes 997 e 909, respectivamente. Em Ciências de Vida, a UnB se manteve na faixa, 801-1.000, de 1.059 instituições.

Na área de Saúde, entretanto, a UnB saiu da faixa 501-600 para a posição 801-1.000, entre 1.059 universidades ranqueadas. Em Engenharias e Ciências Físicas, a UnB ficou na faixa 1.001+, entre 1.374 e 1.370 instituições de ensino superior, respectivamente.

“Temos uma alta demanda de investimentos em geral, sobretudo, em áreas do conhecimento que utilizam grandes laboratórios, que têm custos muito elevados, e temos ampliado os recursos das unidades desde 2016, além de participar em editais externos de melhoria de infraestrutura", explica a decana de Orçamento, Planejamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

O objetivo da Universidade é continuar apoiando os pesquisadores para possibilitar a publicação de artigos científicos e livros. "Também orientamos a padronização de citação do nome do pesquisador e da UnB em artigos científicos internacionais para que nossos pesquisadores e a Universidade possam ser identificados por buscadores automáticos", detalha Imbroisi. Assim, a UnB amplia as condições para que a UnB se mantenha classificada entre as melhores do mundo.

Para a reitora Márcia Abrahão, o esforço e o comprometimento da comunidade acadêmica devem ser destacados. “Nossa presença e nossos resultados no THE Subjects projetam a UnB no cenário internacional. Atuamos para avançar e conquistar melhores colocações em rankings mundiais, apesar dos inúmeros cortes orçamentários que tivemos nos últimos anos e que impactam até hoje na nossa instituição”, diz.