HOMENAGEM

Referência na Economia, ex-decano de Pesquisa e Pós-Graduação recebeu honraria em solenidade nesta quarta (5), no auditório da Reitoria

Professor Joaquim Andrade já foi titular no antigo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) da UnB, hoje desmembrado em Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) e Decanato de Pós-Graduação (DPG). Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

O economista e docente aposentado da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face) Joaquim Pinto de Andrade foi agraciado nesta quarta-feira (5) com o título de Emérito. A outorga foi aprovada por aclamação pelo Conselho Universitário em setembro de 2021 e a cerimônia ocorreu no Auditório da Reitoria, com a presença de amigos, colegas e familiares. O título é concedido àqueles que alcançaram uma posição eminente nas atividades universitárias.

A professora de Economia Adriana Amado apresentou parte da trajetória do docente. "O professor tem contribuições sólidas e marcantes para o desenvolvimento acadêmico e institucional na Universidade de Brasília. Em todas as instituições por onde passou deixou sua marca de brilhantismo acadêmico e inquietação intelectual. Quem conhece o professor Joaquim de Andrade sabe do seu caráter iconoclasta e desafiador", disse ao destacar a capacidade do emérito de estabelecer diálogos frutíferos com diferentes vertentes do pensamento econômico e estimular o questionamento e a crítica.

Comunidade acadêmica, amigos e convidados compareceram em peso ao auditório da Reitoria para entrega do título de Professor Emérito a Joaquim Andrade. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

“Dar aula para mim aumenta muito mais a minha ansiedade de aprender. O clima na Universidade de Brasília sempre foi muito bom e não seria possível realizar isso em nenhuma outra instituição”, agradeceu o homenageado após relembrar a luta brasileira pela democracia nos duros anos da ditadura militar, o movimento contracultural do período e vozes da economia política. "Havia uma pulsação crítica que juntava os protestos contra a guerra do Vietnã, ao modo capitalista e a teoria dos mercados. Foi nesse ambiente que estudei os clássicos, em especial O Capital de Karl Marx", disse ao analisar o problema da desigualdade social.

“Para a Universidade de Brasília, esse é um momento de muita felicidade, em que é mostrado para toda a sociedade o nível dos nossos professores”, destacou a reitora Márcia Abrahão. "Valeu muito a pena ter vivido, ser reitora, para estar aqui neste momento." “Em nome da faculdade, agradeço imensamente o professor Joaquim, que teve ao longo de sua trajetória compromisso com o rigor e a construção da ciência, sendo hoje uma referência”, disse o diretor da Face, José Márcio Carvalho.

Também estiveram presentes os professores do Departamento de Economia da UnB Roberto Ellery e Mauro Boianovsky, o professor da Universidade Católica de Brasília José Ângelo da Costa, os filhos Rodrigo e Mariana Andrade, a neta Isadora Andrade, além de outros membros da comunidade acadêmica e convidados.

TRAJETÓRIA – Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na década de 1960, o professor aposentado da UnB Joaquim Pinto de Andrade especializou-se na mesma área pela Fundação Getúlio Vargas. Cursou mestrado e doutorado em Economia na Universidade de Harvard. Fez dois estágios pós-doutorais nos anos 1990, um em Stanford e outro em Harvard.

Em 1977, ingressou na UnB, onde, em 2001, veio a tornar-se professor titular. Entre outras disciplinas, ministrou macroeconomia, história econômica geral, economia monetária e macroeconomia avançada. Além de sua atuação como professor e pesquisador, no início da década de 1990, foi decano de Pesquisa e Pós-Graduação na Universidade. Foi também superintendente no Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e secretário-executivo da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec).

Confira a cerimônia de outorga do título: