RECONHECIMENTO

Honraria foi concedida pela eminente contribuição do docente à área de ciências contábeis

Colegas, amigos e familiares prestigiaram a homenagem ao professor José Antônio de França. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Nesta quarta-feira (13), o docente aposentado José Antônio de França recebeu em solenidade o título de Professor Emérito pela Universidade de Brasília. Durante sua trajetória acadêmica, França fez parte da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Pública (Face). A honraria foi aprovada por meio da Resolução do Conselho Universitário 030/2023, no último dia 7 de julho.

O professor Eduardo Tadeu Vieira, do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA), abriu o momento de fala da cerimônia ressaltando a importância do professor para o curso. “Ele é o primeiro emérito do CCA, o primeiro contador. As linhas de pesquisa em que o professor tem atuado nos últimos tempos são enormes, e eu destacaria o ensino de contabilidade, auditoria, perícia, compliance e accountability do terceiro setor, entre outros. Tudo com excelente desempenho e artigos relevantes publicados nestas áreas de pesquisa”, ressaltou o colega.

França também recebeu homenagem do vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Joaquim Alencar Bezerra Filho. “O senhor é de suma importância para as Ciências Contábeis e teve grande contribuição na formação de gerações. O título de Professor Emérito que lhe é concedido reverbera e soa como uma confirmação da dedicação e do serviço prestado. És um daqueles que se doa para transformar realidades!”, elogiou Joaquim.

Agradecido, José Antônio destacou pontos importantes de sua trajetória de vida, e principalmente, na UnB. “Sou grato a essa Universidade a quem me dedico há quase três décadas. Esta proposta de título foi de iniciativa do amigo Eduardo Vieira, passou por diversas mãos e foi aprovada pelo conselho superior da UnB, por fim, aceita unanimemente”, contou, ressaltando a rigorosidade e importância do processo. “Este título me enche de alegria e sou grato a todos os que participaram desse momento. Obrigado pela confiança!”, agradeceu o docente.

José Antônio de França, docente aposentado da Face, é o novo Professor Emérito da Universidade de Brasília. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Além dos nomes já mencionados, a comitiva que honrou o outorgado teve a participação do Procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), José Eduardo Sabo Paes; do presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-DF), Alberto Milhomem Barbosa; do presidente da Academia de Ciências Contábeis (ACC-DF), Adriano Andrade de Marrocos; do docente da Face Jorge Katsumi Niyama; da esposa do homenageado, Elizete Farias de França; e de seus filhos Marcos Vinicius da Silva França, Guiomar Pacheco de França Neta e Nicolas Farias de França.

A cerimônia de entrega do título foi presidida pela decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, e contou com a presença de José Márcio de Carvalho, diretor da Face.

TRAJETÓRIA – Graduado em Ciências Contábeis em 1979, pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (UDF), passou grande parte de sua vida em dedicação aos estudos. Em destaque está o mestrado em Amministrazione e Controllo pela Università degli Studi di Torino, em 1997, além do mestrado em Administração Contábil e Financeira pela UnB, em 2001, e do doutorado em Ciências Contábeis também pela Universidade de Brasília, em 2012.

Além de mais de 50 artigos, José Antônio de França publicou sete livros e orientou dezenas de estudantes, entre outras conquistas. Em 2015 foi um dos principais criadores do Congresso UnB de Contabilidade e Governança. “Devido às dificuldades de recursos, ele foi atrás de parcerias com os conselhos federais e regionais de contabilidade. Foi até aos bancos. E realizou também prestação de serviços para viabilizar o evento”, destacou Eduardo Vieira. Atualmente, o Congresso é um dos maiores eventos de contabilidade acadêmica no Brasil.

Veja a cerimônia: