RECONHECIMENTO

Companheiros de trabalho destacaram o trato humano e a generosidade da servidora, que construiu carreira no DEX e no Cead. Solenidade foi realizada na tarde desta quinta (15)

O título de Mérito Universitário consolida o reconhecimento da UnB às contribuições de Célia Lins. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Em uma emocionante cerimônia, realizada na tarde desta quinta-feira (15), a servidora Antônia Célia Barros Lins Bonfim foi agraciada com o título de Mérito Universitário, concedido em reconhecimento aos importantes serviços prestado à Universidade. A outorga foi proposta pelo Centro de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (Cead) da UnB e aprovada por aclamação na 500ª reunião do Conselho Universitário (Consuni), em fevereiro de 2023.

O Auditório da Reitoria ficou cheio de familiares, amigos e colegas de trabalho, que demonstravam orgulho pela homenagem à servidora, que dedicou mais de quatro décadas ao serviço público, maior parte na UnB. “Célia é referência de mulher íntegra, correta e de família. É com imenso prazer que falo hoje, em nome dos colegas que tiveram a oportunidade de conviver com essa moça, de sorriso largo, voz meiga e lindos olhos azuis”, discorreu a diretora do Cead, Letícia Lopes.

“Ela sempre esteve ao nosso lado, firme e forte com sua parceria e doçura inconfundível, dona de opiniões firmes, mas com leveza e seriedade”, acrescentou a professora. Quem também elogiou a agraciada foi sua filha, a assistente social formada pela UnB Maira Lins Bonfim, oradora na cerimônia.

A reitora Márcia Abrahão (centro) e a diretora do Cead, Letícia Lopes, compuseram a mesa de homenagem. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Em sua fala, Maira contou a trajetória da nordestina que migrou para Brasília ainda criança e fez daqui seu lar. “Falar dos 33 anos de caminhada da Célia, como é conhecida nessa Universidade, é um desafio, pois não é possível desvencilhar sua história enquanto servidora exemplar de sua caminhada pessoal enquanto filha, irmã, esposa, mãe, amiga e pessoa de valor”, discursou, emocionada.

Célia destacou a honra de construir sua carreira na UnB, uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. “Quando cheguei aqui, em 1989, tive o pressentimento de que construiria minha carreira nessa instituição. Hoje estou convicta de que minha trajetória foi pautada em conduta ética e no trabalho coletivo”, pontuou, orgulhosa.

Segundo a homenageada, conhecer a realidade do país por meio de diferentes programas e projetos foi tarefa difícil, mas também um divisor de águas. “Testemunhei a Universidade assumindo seu caráter de espaço público privilegiado, contribuindo para a formação de profissionais cidadãos, competentes, críticos e propositores de alternativas para a superação dos problemas que representam a vida comunitária”, salientou Célia.

TRAJETÓRIA – Filha de um lavrador e de uma costureira, Célia ingressou no serviço público aos 17 anos, inicialmente como estagiária da extinta Fundação Projeto Rondon, para a qual prestou concurso mais tarde. Com a extinção do órgão, em 1989, escolheu a UnB para dar continuidade à sua trajetória. A escolha veio por sua afinidade com movimentos populares em favor da educação.

Celinha, como é carinhosamente chamada,destacou-se pela qualidade de trabalho, zelo e compromisso institucional, assim como pela dedicação ao desenvolvimento das atividades dos setores em que atuou. Trabalhou no Decanato de Extensão (DEX) e foi coordenadora do Núcleo Permanente de Extensão da Ceilândia.

Além disso, assumiu cargos de gestão e colaborou com ações de reestruturação do Centro de Educação a Distância (Cead), representando a UnB em eventos nacionais e internacionais. Entre suas contribuições, destacam-se a cooperação de programas como a Universidade Solidária e o Alfabetização Solidária, a cooperação institucional de polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB) e a coordenação estadual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A servidora também ministrou aulas para educadores do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), realizou capacitações e participou de programas de ensino educacional. Sua atuação foi marcada pela interlocução e articulação com órgãos da administração pública específicos em parcerias com o Cead, além de seu papel fundamental na mudança de sede e apoio à oferta do ensino remoto.

Confira a cerimônia de outorga do título: