HOMENAGEM

Pesquisador inglês contribuiu na construção, na UnB, de laboratório, doutorado e programa de disciplinas nas áreas de engenharia mecânica e matemática

O matemático inglês Edward John Hinch é homenageado na UnB. À esquerda, a reitora Márcia Abrahão e, à direita, o diretor do Instituto de Ciências Exatas Ricardo Ruviato. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

 

O matemático inglês Edward John Hinch – ou John Hinch, como é comumente chamado – foi agraciado com o título de Professor Honoris Causa nesta quarta-feira (26), pelos relevantes serviços prestados à UnB. A outorga foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em julho de 2022 e a cerimônia de entrega ocorreu no Auditório da Reitoria, com a presença de ex-alunos, colegas e professores.

Além de ter notória carreira na pesquisa, o professor John Hinch contribuiu para a construção do conhecimento científico na Universidade de Brasília, em particular nas áreas de engenharia mecânica e matemática. Ele esteve no Departamento de Engenharia Mecânica em duas oportunidades, em 1997 e 2007, onde ajudou a construir o Laboratório de Microhidrodinâmica e Reologia, o doutorado em Ciências Mecânicas e o programa de várias disciplinas, entre elas, Microhidrodinâmica, Dinâmica dos fluidos não newtonianos, Métodos de perturbações em fluidos e Escoamentos multifásicos. O Grupo de Pesquisa em Mecânica dos Fluidos de Escoamentos Complexos da UnB segue as linhas de pesquisa que surgiram da parceria acadêmica entre os professores John Hinch e Francisco Ricardo da Cunha, da UnB, seu primeiro aluno brasileiro.

"Ele trabalhou de modo incansável em diversos problemas de dinâmica de fluidos, em especial nos escoamentos particulados, que contém partículas dissolvidas, e de fluidos não newtonianos, como a pasta de dente ou xampu que a gente usa todo dia. Ele propôs modelos para descrever esses escoamentos e também métodos para tentar resolver a física do problema, e, hoje, ele é, sem dúvida, uma grande referência em métodos assintóticos e computacionais aplicados à problemas que aparecem em escoamentos particulados e fluidos não newtonianos", destacou o professor do Instituto de Ciências Exatas Yuri Sobral, ex-aluno do homenageado.

Os fluidos não newtonianos são aqueles cuja viscosidade aparente não é constante durante seu escoamento; já os métodos assintóticos estudam o comportamento de estatísticas quando os tamanhos das amostras tendem ao infinito. "Todos os trabalhos dele são altamente referenciados, porque realmente revolucionaram o conhecimento da dinâmica de fluidos, métodos assintóticos e de fluidos não newtonianos", acrescentou. Além disso, conta Yuri, “Hinch teve destacada atuação no ensino, com livros publicados que são referência nessa área”.

"É uma grande honra", agradeceu o homenageado. "Esse nível de colaboração internacional que acho importante, precisamos de mais disso. Essa é provavelmente a função do professor honoris causa, esse é o papel que ele precisa cumprir. Qual é a função da universidade? Para muitas pessoas, ela é o lugar para transferência de conhecimento, mas essa é só uma pequena parte. Há uma necessidade de ensinar os alunos a pensar, não só saber, mas pensar para que possam solucionar novos problemas. É aí que a cooperação internacional entra em cena, quando pessoas de diferentes procedências reúnem-se para resolver um problema", destacou.

"É um momento de estarmos em festa, fica o nosso muito obrigado. Isso mostra o quanto a nossa Universidade faz de modo exemplar o ensino, a pesquisa e a extensão, que extrapola nossas fronteiras", disse o diretor do Instituto de Ciências Exatas, Ricardo Ruviato.

“Quando a Universidade concede uma honraria, a Universidade está sendo homenageada”, disse a reitora Márcia Abrahão. "Gostaria de ressaltar a qualidade acadêmica do Departamento de Matemática e da Pós-Graduação em Ciências Mecânicas, nacional e internacionalmente. Já temos uma geração de professores fora da UnB que mostra a qualidade da nossa formação e da parceria."

Também participaram da cerimônia o professor do Instituto de Ciências Exatas Norai Romeu Rocco, o chefe do Departamento de Matemática, Emerson Ferreira de Melo, os professores de Engenharia Mecânica Francisco Ricardo da Cunha e Taygoara de Oliveira, e a professora da Universidade Federal do Oeste Baiano Camila Vieira.

PERFIL – John Hinch é professor emérito do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Formado em Matemática, obteve seu doutorado em Matemática Aplicada, orientado por George Batchelor, também em Cambridge. Como matemático, contribuiu para o conhecimento da mecânica dos fluidos, das suspensões e dos líquidos poliméricos, bem como dos processos industriais. Ele é um especialista no campo da hidrodinâmica que estuda a interação entre o escoamento dos fluidos e os processos físicos, químicos e bioquímicos.

Membro da Royal Society, da American Physical Society e da National Academy of Engineering, foi condecorado com o título de Cavaleiro da Ordre National du Mérite de France, por suas contribuições científicas na área de mecânica dos fluidos. Recebeu os prêmios de Mecânica dos Fluidos da European Mechanics Society e da American Physical Society, ambos em 2010, e, em 2020, a Medalha de Ouro da British Society of Rheology. É doutor honoris causa pelo Instituto Nacional Politécnico de Toulouse, na França.

Confira a solenidade de outorga de título com tradução simultânea:

 

 

Leia também:

>> Programa de Iniciação Científica abre inscrições na próxima terça (2)

>> Instituto de Ciências Exatas recebe espaço qualificado

>> Hospital Universitário realiza maior número de transplantes renais no DF em 2022

>> Iniciativas lançam olhares sobre literatura de autoras negras

>> Lançamento da nova edição da Darcy traz debate sobre a fome no Brasil

>> Um país atravessado pela fome

>> Nova resolução sobre concurso para professor é apresentada no Cepe

>> Projetos da FCE recrutam voluntários para exames cardiorrespiratórios gratuitos

>> Nara Cristina Mendes é a nova auditora-chefe da UnB

>> CAD aprova Política de Assistência Estudantil da UnB

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.