INCLUSÃO

Benefício está disponível a participantes da política de assistência estudantil da Universidade. Agora, preço para aquisição de obras pode ser reduzido em 60%

Vale-livro: aumentou de 30% para 60% o desconto na compra de livros da EDU para quem possui o benefício. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Estudantes que participam da política de assistência estudantil da UnB agora podem usufruir de desconto de 60% na aquisição de livros publicados pela Editora UnB (EDU). Desde o final de 2016, o abatimento era de 30%. Por semestre, cada aluno pode retirar cinco vales. Para tanto, basta comparecer à Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC), localizada no Bloco Eudoro de Souza (BAES), no campus Darcy Ribeiro.

Dos cinco mil estudantes atendidos anualmente pela DDS, de 2010 a 2016, 485 solicitaram o vale-livro – todos alunos do campus Darcy Ribeiro. Diante desse dado, a Editora quer ampliar o alcance. A expectativa é que o estudante da UnB conheça melhor a produção de livros da EDU, frequente mais a livraria virtual e as duas livrarias físicas (no campus Darcy Ribeiro e na 406 Norte), e participe da divulgação do conhecimento gerado na Universidade.

A iniciativa está inserida no contexto de facilitar o acesso à leitura e ao conhecimento científico. “Sabemos que para muitos estudantes e muitas famílias o livro tornou-se um objeto de luxo, quase que um supérfluo, devido ao seu alto custo”, observa a diretora da EDU, Germana Henriques.

Segundo informações da DDS, em 2016, dos 81 estudantes que utilizaram o benefício, 78 eram da graduação. Foram 405 obras adquiridas com o vale, sendo que apenas 15 foram demandas de alunos da pós-graduação. A maioria das obras adquiridas ​corresponde a livros​ produzidos pela EDU​ e ​adotados por professores nos cursos da UnB.

“A Editora quer romper a barreira ao acesso do conhecimento científico produzido por nossa Universidade e convidar alunos de todos os cursos a adquirir obras importantes para sua carreira em nossas livrarias”, reforça Germana. Docentes, técnicos administrativos e estudantes da UnB que não participam da assistência estudantil também possuem desconto para a aquisição de livros da EDU. Neste caso, o abatimento é de 30%.

PLANEJAMENTO O aumento do vale-livro foi elencado como uns dos indicadores a serem alcançados pela EDU no escopo do planejamento institucional para o quinquênio 2018-2022, que está em consolidação na Universidade. A ação faz parte de um objetivo maior, que visa promover ações de inclusão, ampliar e democratizar o acesso às obras da Editora.