Professores, técnicos e estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) poderão contar, em breve, com uma moderna infraestrutura para as atividades de ensino e pesquisa. A Unidade de Laboratórios de Ensino de Graduação (Uleg/FS) foi inaugurada nesta sexta-feira (12). A expectativa é que pelo menos metade da mobília já esteja instalada e pronta para utilização da comunidade acadêmica em março de 2019.
“Este prédio é uma conquista de toda a Universidade de Brasília, pois vai nos proporcionar modernos laboratórios para o ensino e para a excelência em pesquisa”, celebrou o diretor da FS, Laudimar Alves de Oliveira. O edifício abrigará sete laboratórios, uma sala de observação de atendimentos, uma sala de edição de vídeos e um centro de simulação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A nova infraestrutura atenderá aos cinco cursos da faculdade: Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Saúde Coletiva.
A reitora Márcia Abrahão lembrou que as obras da Uleg/FS começaram ainda em 2011, na época do programa de expansão e reestruturação das universidades federais. A construção, contudo, ficou paralisada por quase cinco anos e foi retomada em 2017. “Tivemos que ir várias vezes ao Ministério da Educação para garantir orçamento para a conclusão desta obra, uma antiga demanda da FS”, contou. “Estamos inaugurando uma nova fase na melhoria da qualidade do ensino na área de saúde.”
INVESTIMENTOS – A segunda etapa da Uleg/FS custou R$ 6,5 milhões, e incluiu a instalação de subestação de energia elétrica, de reservatório de água e a construção do estacionamento. O edifício também conta com uma estrutura especial que protege da alta intensidade de sol e calor, para melhorar o conforto térmico no interior.
“Nós, arquitetos da UnB, presenciamos diariamente a importância do nosso trabalho para as atividades de ensino e pesquisa. Desejo que a FS faça uma boa utilização do espaço”, comentou a secretária de Infraestrutura, Helena Zanella.
Veja também: