FACILIDADE

Depois do aproveitamento de estudos, mais um tipo de solicitação on-line é viabilizada a estudantes da graduação pelo Simplifica UnB

A alteração de opção poderá ser peticionada diretamente pelo SEI. Clique na imagem e acesse o manual completo. Arte: Ana Grilo/Secom UnB

Lançado em fevereiro, o peticionamento eletrônico já está em vigência para o aproveitamento de estudos. A partir desta terça-feira (21), um novo serviço também vai facilitar os pedidos acadêmicos dos estudantes: a alteração de opção. Articulada pelo programa Simplifica UnB, a iniciativa está disponível no Portal do Aluno.

A novidade leva aos estudantes de graduação a possibilidade de fazer a solicitação sem que seja necessário se dirigir a um dos postos avançados da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) nos campi. A requisição poderá ser feita pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), agilizando o processo.

A alteração de opção contempla cinco possibilidades de mudança: curso, habilitação, turno, currículo e dupla titulação. As oportunidades são disponibilizadas a cada semestre por meio de edital, que especifica todos os requisitos e etapas.

“A possibilidade de alteração de opção, especialmente no caso de curso e habilitação, está diretamente relacionada à preocupação da Universidade em evitar evasão, manter o aluno na instituição fazendo uma graduação na qual ele almeje ser bem-sucedido”, afirma o diretor-técnico de graduação do Decanato de Ensino de Graduação (DTG/DEG), Wilson Theodoro.

De acordo com o chefe do Serviço de Orientação e Supervisão das Unidades Avançadas, Francisco Santiago, a demanda é bem expressiva. Cerca de mil pedidos são recebidos pela SAA a cada semestre. O tempo médio de tramitação é de 45 dias, mas a expectativa é reduzi-lo com o processo digital.

A escolha do segundo serviço a ser disponibilizado foi embasada em critérios, como volume de pedidos, número de estudantes beneficiados e relevância acadêmica. “Ao todo, 15 processos serão disponibilizados no portal. A lista já está hierarquizada e a expectativa é finalizá-la nos próximos semestres”, adianta o vice-reitor Enrique Huelva, presidente da comissão permanente do Simplifica UnB.

COMO FAZER – A requisição é simples, o aluno deverá preencher os formulários disponibilizados no SEI e anexar os documentos necessários. Todas as orientações estão detalhadas no manual Alteração de Opção – versão 1.0.

Confira o passo a passo para acessar o recurso. Clicando na imagem, você abre o manual. Arte: Ana Grilo/Secom UnB

Para participar do processo, é importante observar se o aluno já foi beneficiado em alguma outra modalidade da alteração de opção. De acordo com as regras atuais, não há restrição apenas para pedidos de mudança de currículo.

Caso o aluno já tenha se beneficiado com mudança de turno, curso ou de habilitação, não pode participar do mesmo processo novamente. Quem já teve o aceite de dupla titulação não pode requisitá-la outra vez, nem pedir mudança de turno, de curso ou de habilitação.

RETORNO POSITIVO – De acordo com o vice-reitor Enrique Huelva, houve redução significativa do tempo de tramitação para o aproveitamento de estudos, após a inclusão da modalidade no peticionamento eletrônico. “Praticamente todos os pedidos passaram a ser feitos pela internet”, informa.

“O serviço on-line torna o processo muito mais prático, direto e simples. O estudante pode fazer a solicitação de casa, com tranquilidade e sem precisar pegar fila”, acrescenta Wilson Theodoro.

Os próximos serviços a serem disponibilizados já estão previstos: concessão de créditos em língua estrangeira e trancamento geral. Além da SAA e do DEG também estão envolvidos no desenvolvimento do canal do peticionamento eletrônico o Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), o Centro de Informática (CPD) e o Arquivo Central (ACE).