LICENCIATURAS

Primeira edição do UnB+Escola acontece de 15 a 19 de julho. Inscrições pelo Sistema de Extensão foram prorrogadas até 7 de julho

Evento voltado a formação continuada acontece de 15 a 19 de julho e é organizado pelo projeto UnB+Escola. Arte: Divulgação

Foram prorrogadas até 7 de julho as inscrições para participação no evento UnB+Escola. Articulado por participantes do projeto de mesmo nome, o encontro acontece de 15 a 19 de julho, no campus Darcy Ribeiro. Os locais exatos dependem da atividade escolhida. São oferecidas duas mil vagas, em 48 oficinas.

As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Extensão (Siex) da UnB. Digite unb+escola no campo Título Ação para encontrar as atividades oferecidas. Algumas já estão esgotadas. Confira a lista de oficinas e escolha a sua.

A programação visa promover a formação inicial e continuada de professores e de estudantes dos cursos de licenciatura, assim como possibilitar maior integração entre professores e pesquisadores da UnB e da Secretaria de Educação do Distrito Federal, por meio da realização de diversas atividades de extensão.

O público-alvo é formado por estudantes, participantes de programas de residência pedagógica, de educação tutorial (PET), bolsistas de iniciação científica (Pibic) e iniciação à docência (Pibid), professores de licenciaturas e da rede de ensino do Distrito Federal, entre outros.

Na mesa de abertura, que será no auditório do Bloco de Salas de Aula (BSA) Sul, das 9h às 12h, a professora Janaína Weissheimer (UFRN) compartilhará conhecimentos sobre as bases neurais da aprendizagem.

SOBRE O projeto UnB+Escola é uma iniciativa da Coordenação de Integração de Licenciaturas (CIL/DEG) e dos professores do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica. O evento tem apoio dos decanatos de Ensino de Graduação (DEG) e de Extensão (DEX), da Editora UnB (EDU), do Centro de Educação a Distância (Cead) da UnB e da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE/DF).

As oficinas foram pensadas como estratégia pedagógica para que os cursistas possam se beneficiar da correlação entre teoria e prática e para que haja troca de informações e de orientações úteis aos docentes. A duração mínima de cada oficina é de cinco horas-aula (uma tarde ou uma manhã) e máxima de 30 h/a.

Após a realização do evento, pretende-se fazer uma publicação das oficinas ministradas. Todos os professores e alunos envolvidos receberão certificados de extensão pela participação. A carga horária do certificado será equivalente ao número de atividades efetivamente ministradas/cursadas pelos participantes.