POSSE

Solenidade reuniu funcionários, estudantes, professores e autoridades da SES-DF, UnB, Ebserh e HUB

Cerimônia de posse de Elza Noronha aconteceu no auditório do HUB. Foto: Comunicação Ebserh

O auditório do Hospital Universitário de Brasília (HUB) ficou lotado nesta terça-feira (7) para a cerimônia de posse da superintendente do HUB, Elza Noronha. Estudantes, professores, funcionários e autoridades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), da Universidade de Brasília (UnB), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e do HUB participaram do evento.

“Me sinto extremamente feliz em assumir essa tarefa, me sinto muito acolhida e em casa. Para construir nosso presente e futuro, precisamos honrar e respeitar nossa história”, disse a superintendente, lembrando a importância de estarem presentes na solenidade pessoas que fizeram parte da história do hospital.  Elza Noronha também afirmou que é preciso avançar na política de gestão de pessoas e que essa nova gestão será para as mulheres, dialogando com as diferenças.

O presidente da Ebserh, Kleber Morais, desejou sorte à superintendente e lembrou a importância da parceria entre os hospitais universitários e a empresa. “A Ebserh é uma realidade que está sendo aprimorada e construída, mas é a solução para que os hospitais universitários possam crescer e ter condições de fazer ensino, pesquisa e extensão. E não podemos esquecer que os hospitais universitários são importantes para resolver o problema da saúde pública”, garantiu ele.

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, lembrou do processo de escolha de Elza Noronha, que foi indicada, por unanimidade, pelo conselho da Faculdade de Medicina da UnB e confirmada pelas faculdades de Ciências da Saúde e de Ceilândia. E falou do desafio de manter e aprimorar o ensino e a assistência. “Como tudo na Universidade, é continuidade. É importante termos a ousadia de continuar e de avançar. Temos muito que avançar ainda e é bom que seja assim”, afirmou Márcia.

O ex-superintendente Hervaldo Carvalho, que esteve à frente do HUB nos quatro primeiros anos de gestão da Ebserh, agradeceu a oportunidade e à equipe que trabalhou com ele durante esse período. “Foi uma honra ter sido o primeiro superintendente Ebserh do HUB. Eu e minha equipe fomos privilegiados de participar ativamente de todo esse processo de transformação”, lembrou Hervaldo.

NOMEAÇÃO A nomeação da professora e doutora em medicina tropical Elza Ferreira Noronha para o cargo de superintendente do HUB foi publicada no Diário Oficial da União do dia 2 de fevereiro. A escolha do superintendente do HUB é prerrogativa da administração da Universidade, conforme estabelecido no contrato entre o hospital e a Ebserh. A empresa faz a gestão administrativa do HUB desde janeiro de 2013.