RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Entre os assuntos discutidos, a criação de uma creche na área do campus Darcy Ribeiro e o fortalecimento de uma rede de mobilização lançada pela secretaria

 

Reitora Márcia Abrahão dialogou com secretária Ericka Filippelli sobre parcerias. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

A reitora Márcia Abrahão recebeu a visita da secretária da Mulher do Distrito Federal, Ericka Filippelli, nesta terça-feira (7). No encontro, as duas falaram sobre o estabelecimento de parcerias e projetos em comum, entre eles, o fortalecimento das ações para a criação de uma creche na área do campus Darcy Ribeiro.

“Nós já temos um espaço para isso, mas há limitações legais para a abertura de uma creche. Por isso é importante a parceria com o GDF”, explicou a reitora. A demanda já foi apresentada ao governador Ibaneis Rocha, e os encaminhamentos vêm sendo dados pela Secretaria de Educação. Na UnB, o Decanato de Assuntos Comunitários cuida do assunto.

“Neste momento, estamos fazendo a construção do instrumento jurídico para submeter ao GDF”, disse o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio da Costa.

“Isso é realmente muito importante. Todas as conquistas das mulheres passam necessariamente pela questão da creche e pelo apoio a essas mães, que precisam trabalhar ou estudar”, observou Ericka. Ela apresentou as principais ações da pasta, que voltou a ser uma secretaria de estado desde o início do atual governo.

Decanos de Extensão, Olgamir Amancia, e de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, participaram do encontro. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

Uma das iniciativas é a rede de mobilização Sou Mais Mulher, que articula esforços de órgãos públicos e empresas privadas para ações de fortalecimento de mulheres e enfrentamento à violência doméstica. Ficou acertado que Ericka participará da próxima reunião do Conselho de Direitos Humanos da UnB, a ser realizada ainda neste semestre.

“Temos também mais de uma dezena de projetos de extensão com a temática de gênero. Podemos atuar junto aos professores coordenadores para apresentar a rede e ver uma forma de trabalharmos juntos”, comentou a decana de Extensão, Olgamir Amancia, também presente no encontro.

“Tenho cada vez mais certeza que, se não atuarmos em parceria, unindo nossos esforços, não chegaremos a lugar algum”, afirmou Ericka.

 

Leia mais:

>> Rede de apoio a estudantes com filhos vai virar programa de extensão

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.