INSTITUCIONAL

Com estrutura mais sintética, ilustrada e comunicativa, edição de 2018 do documento destaca avanços da instituição nas áreas acadêmica e administrativa

Relatório está disponível para consulta on-line, no site do DPO. Arte: Secom UnB

 

Mais moderno, ilustrado, dinâmico, interativo e conciso. O Relatório de Gestão da Universidade de Brasília está de cara nova. A mudança já pode ser conferida na última versão do documento, referente ao exercício 2018. O relatório é um dos principais instrumentos institucionais no processo de prestação de contas a órgãos de controle e à sociedade. A atualização do formato busca promover mais transparência, comunicar melhor à comunidade e facilitar o acesso a informações sobre resultados alcançados.

 

Em textos mais curtos, figuras e gráficos, os leitores podem conferir um balanço de ações, objetivos e metas atingidas, além de entender como estratégias e recursos alocados contribuíram para o desempenho da Universidade em 2018. Pela primeira vez, a instituição adota o modelo do relato integrado, desenvolvido pelo Conselho Internacional de Relato Integrado (IIRC). Tal abordagem valoriza a objetividade e a conectividade das informações, além de demonstrar, de forma mais efetiva, os impactos das atividades-fim da UnB na sociedade.

 

“Publicizamos de forma simples o que a Universidade tem como objetivo social institucional. O foco do relatório é o valor público entregue pela UnB”, destaca a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Denise Imbroisi. As principais informações que traduzem, de forma prática, a missão da UnB nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, ganharam destaque na nova versão. O documento também tornou-se mais interativo, com a disponibilização de links para acesso a conteúdos externos complementares.

Coordenadora de monitoramento da DPL/DPO Rayanne de Souza e decana Denise Imbroisi apresentam o moderno Relatório de Gestão. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A novidade atende à recente exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) para aprimorar os documentos de prestação de contas anuais das unidades da administração pública federal. Como o formato é comumente utilizado em organizações privadas, a aplicação da estrutura no documento da Universidade passou por estudos prévios de adaptação à realidade da gestão pública. A elaboração ficou à cargo da Diretoria de Planejamento (DPL/DPO). 

 

Coordenadora de monitoramento da DPL, Rayanne de Souza explica que a reformulação também visa ampliar o acesso ao documento e estimular a leitura por toda a comunidade, para conhecimento da realidade da UnB. “Queremos que o relatório não seja somente uma peça de auditoria, mas que tenha utilidade para a sociedade e para os gestores no processo de tomada de decisões”, afirma.

 

EVOLUÇÃO – O Relatório de Gestão 2018 traz outras novidades. A atualização inclui novo capítulo, Resultados da Gestão, onde constam as principais ações realizadas no ano e seus resultados, além dos desafios e das perspectivas para as áreas relacionadas. As informações são prestadas pelas unidades acadêmicas e administrativas. “Apesar das dificuldades, a Universidade arregaçou as mangas e buscou alternativas para entregar seus produtos à sociedade com qualidade e para melhorar ações acadêmica e administrativas”, avalia a decana Denise Imbroisi.

 

O relatório aponta que, em 2018, a UnB teve atuação de destaque no campo da internacionalização. Além da criação do Plano de Internacionalização, a instituição buscou se aproximar de outros países por meio de acordos de cooperação com universidades, da integração regional e da oferta de intercâmbios para a comunidade acadêmica.

 

Também se notabilizam avanços no âmbito da pesquisa. Para ampliar as políticas institucionais na área, a Comissão de Infraestrutura de Pesquisa deu andamento ao processo de mapeamento das iniciativas de pesquisa da UnB. A ação envolve a identificação de projetos e grupos, infraestrutura de laboratórios, equipamentos e recursos humanos envolvidos na produção científica da instituição.

 

Na perspectiva ambiental, progressos estão registrados na avaliação do primeiro ano de implementação do Plano de Logística Sustentável (PLS), disponível no relatório. De 2017 para 2018, houve queda no consumo de energia elétrica, água e esgoto, copos plásticos e outros insumos, consequência do desenvolvimento de ações para estimular o comportamento sustentável entre a comunidade acadêmica (veja o gráfico).

Universidade alcançou metas importantes em sustentabilidade durante o exercício de 2018. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

Outra inovação é a disponibilização do link para acesso ao Relatório de Monitoramento – Avaliação Parcial 2018. O documento consolida a etapa avaliativa dos primeiros meses de execução das metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o ciclo 2018-2022.

 

MAIS INICIATIVAS – Reflexões sobre o contexto de restrição orçamentária também ganharam destaque no relatório de 2018. A UnB iniciou o ano com estimativa de déficit orçamentário de R$ 98 milhões. Apesar da insuficiência de recursos para pagamento das despesas, a instituição conseguiu equilibrar suas contas e viabilizar seu funcionamento, a partir da implementação de ajustes em diversas áreas.

 

“Reduzimos nossas despesas, principalmente com contratos. Também reduzimos o número de estagiários e, após 24 anos, o valor das refeições do Restaurante Universitário (RU) pago pelos usuários foi revisto, mas mantendo subsídio integral para estudantes em situação de vulnerabilidade”, menciona Denise Imbroisi, lembrando que as decisões foram tomadas com foco nos princípios de eficácia, eficiência e equilíbrio orçamentário.

 

A administração superior também tem se empenhado para identificar e reduzir riscos institucionais, de modo a favorecer o alcance dos objetivos da Universidade e a melhoraria nos processos de tomada de decisão pelos gestores. Para isso, está em fase de implementação a Política de Gestão de Riscos, conforme orientações da Controladoria Geral da União (CGU). Informações sobre iniciativa estão disponíveis no Relatório de Gestão.

 

Em 2018, foi instituído o Comitê de Governança, Riscos, Controle e Integridade, responsável por aprovar a política e estudar metodologias para gerenciá-la. O grupo também está à frente do recém-aprovado Programa de Integridade da UnB, destinado à proposição de medidas para prevenir, detectar e mitigar atos que ferem a integridade da instituição. “A integridade está relacionada aos valores e princípios éticos da instituição, em consonância com o interesse público”, explica Rayanne de Souza.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.