SUSTENTABILIDADE

Módulos devem gerar economia de R$ 8 mil/mensais, correspondente a cerca de um terço da conta de energia da unidade

Reunião selou assinatura de contrato para instalação de sistema de eficiência energética na FGA. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

A Faculdade UnB Gama (FGA) vai ganhar, em breve, um sistema de geração de energia fotovoltaica. A contratação da empresa que fará a colocação das placas foi assinada nesta quinta-feira (6), em cerimônia no prédio da Reitoria. A expectativa é que o sistema gere uma economia mensal de R$ 8 mil, o equivalente a cerca de um terço do valor pago pela energia elétrica no campus.

"É uma satisfação poder ver a Universidade dando passos diferenciados rumo à sustentabilidade, percebendo a necessidade de estar na vanguarda do uso da tecnologia e dos recursos renováveis", elogiou o assessor de Sustentabilidade Ambiental da UnB, Pedro Zuchi. A obra vai custar R$ 505 mil, pagos com recursos próprios da Universidade – assim como as realizadas nos outros campi. O prazo de execução é de 120 dias.

>> UnB ativa sistema de geração de energia solar fotovoltaica

A secretária de Infraestrutura, Helena Zanella, destacou a parceria feita com os professores da FGA para a execução do projeto. "Com a assinatura deste contrato, atingimos uma taxa de sucesso de cem por cento nas licitações que realizamos em 2018. Isso é bastante expressivo, porque revela não apenas a nossa excelência na parte de arquitetura e engenharia como também na parte das licitações", disse.

A instalação será feita pela Conceptu Engenharia e Tecnologia em Energia Sustentável, mesma empresa que realizou a obra na Faculdade UnB Planaltina (FUP), em prazo mais enxuto do que o esperado. "Temos tudo para ter mais sucesso ainda. Eventuais erros que tenham ocorrido em Planaltina não se repetirão desta vez", afirmou Paulo Maroccolo, um dos representantes da Conceptu.

Ladeado por Paulo Maroccolo (Conceptu) e Denise Imbroisi (DPO), Augusto Brasil (FGA) destacou à reitora a participação da Faculdade na elaboração de projetos. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

APRENDIZADO Os docentes Loana Velasco e Alex Reis, da FGA, e o diretor da unidade, Augusto Brasil, destacaram o envolvimento dos acadêmicos do campus na elaboração dos projetos, inclusive, com o exercício por parte de estudantes. "Começamos, agora, a ter um melhor entendimento sobre o consumo de energia na Universidade. Mas não é apenas isso. Trata-se também de uma mudança de hábito, de paradigmas, e a nossa profissão precisa disso", disse a professora e engenheira Loana.

A reitora Márcia Abrahão falou do interesse em ampliar a cooperação com a comunidade acadêmica para a busca de soluções aos desafios da UnB. "Nosso maior orçamento vai para pagamento de pessoal, portanto, as pessoas são como nosso diamante, o que temos de mais precioso", pontuou.

Ela também destacou a importância do investimento em energia renovável: "Mostramos que é possível economizar aplicando recursos de forma inteligente. Fazemos, assim, a reafirmação de uma Universidade pujante no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão."