INFRAESTRUTURA

Em reunião com reitora e equipe de gestores da UnB, diretor do DER/DF anunciou conclusão de ajustes feitos no projeto. Obra no campus do Gama terá característica sustentável

 

Uma obra aguardada há anos pela comunidade da Faculdade UnB Gama (FGA) está prestes a sair do papel. Em reunião com a reitora Márcia Abrahão, na última quinta-feira (3), o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), Fauzi Nacfur Júnior, anunciou que a licitação para a construção do estacionamento da FGA deve ser lançada nas próximas semanas.

“Temos ordem do governador [do DF, Ibaneis Rocha] de colocar a licitação imediatamente na praça, como ele já tinha comentado com a reitora”, disse Fauzi. A gestora da UnB celebrou a notícia. “Esse é um problema histórico para a UnB Gama, que precisa conviver com poeira na época da seca e barro, durante a estação chuvosa. É uma satisfação saber que isso será, finalmente, resolvido”, disse. A reitora já havia mencionado o assunto em diálogos com Ibaneis e com o presidente da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente.

O superintendente técnico do DER/DF, José Mazza Júnior, explicou que o projeto passou por ajustes em relação aos valores e por adequações de acessibilidade. Outra mudança é que a obra terá uma característica sustentável: uma Unidade de Qualidade de Água (UQA), que filtra os resíduos vindos da água da chuva, impedindo que eles sejam lançados no sistema de drenagem pluvial da cidade. “Também foi feito todo o paisagismo do local, que não estava inicialmente previsto”, acrescentou Mazza.

CEILÂNDIA – Durante a reunião, a secretária de Infraestrutura da UnB, Helena Zanella, pediu a ligação da drenagem pluvial do prédio UEP, da Faculdade UnB Ceilândia (FCE) à rede gerida pelo DER/DF. “Trata-se do escoamento de água de apenas um prédio. Vamos encaminhar informações sobre a vazão para que eles verifiquem se é possível”, explicou ela.

Outro encaminhamento da conversa foi a doação da UnB para o DER/DF de terra acumulada no Darcy Ribeiro, residual de obras executadas ao longo do tempo no campus. O diretor do órgão distrital aceitou a oferta. O material pode ser reaproveitado em obras executadas pelo DER em todo o DF. “É uma troca muito boa, porque eles usam a terra e a retiram do campus, nos ajudando, uma vez que teríamos dificuldades para contratar caminhões pesados para a tarefa”, comentou o prefeito da UnB, Valdeci Reis, também presente na reunião.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.