SUSTENTABILIDADE

Com a entrada do sistema em funcionamento, todos os quatro campi da instituição passam a ter uma planta fotovoltaica. Geração deve suprir cerca de um terço da demanda da unidade

 

A Faculdade UnB Gama (FGA) passou a contar com um sistema de geração de energia solar fotovoltaica. A inauguração da planta foi realizada na última segunda-feira (2), em cerimônia no auditório da unidade. Foram instaladas 294 placas, com capacidade máxima de geração de 104,6 kWp (quilowatt-pico). A estimativa é que o sistema seja capaz de fornecer cerca de um terço da atual demanda da FGA.

Helena Zanella (Infra) e Loana Nolasco (FGA) mostraram satisfação com o resultado da parceria para execução do projeto. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

“Este evento marca a realização de um sonho pessoal e profissional”, resumiu a professora Loana Nunes Velasco, uma das responsáveis pela elaboração do projeto. “Isso só deu certo porque há uma forte parceria com a área administrativa e de gestão da Universidade”, disse. “Essa troca de expertises se demonstrou muito bem-sucedida. Não precisamos realizar nenhum aditivo”, destacou a secretária de Infraestrutura, Helena Zanella.

Loana, o professor Alex Reis e outros docentes e estudantes da FGA elaboraram o projeto e acompanharam as obras de instalação das placas fotovoltaicas em todos os campi, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Infra), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a Prefeitura da UnB. A obra custou R$ 505 mil, provenientes do orçamento próprio da Universidade.

UNIÃO – “Não tem centro e periferia, somos todos parte da mesma instituição”, frisou a reitora Márcia Abrahão, lembrando que o projeto serviu como ferramenta para o aprendizado de muitos estudantes. “Nós, como instituição educadora, temos a obrigação de aproveitar a experiência acadêmica para a solução de problemas concretos”, defendeu.

Além da parceria com os professores, estudantes e técnicos da FGA, a administração superior também tem contado com especialistas da Faculdade de Tecnologia (FT) para pensar soluções de drenagem, e da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) para o manejo de jardins. “Essa troca tem sido cada vez mais exitosa. Quanto mais somos atacados, mais nos unimos e mostramos o nosso valor e excelência”, comentou a reitora.

Solenidade no auditório da FGA inaugurou o sistema de energia solar da faculdade. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

O diretor da FGA, Augusto César Brasil, ficou emocionado ao lembrar das conquistas do campus nos últimos anos. “Essa história começa lá em 2008, quando a professora Márcia, que era decana de Ensino de Graduação, teve que dar uma entrevista para a imprensa para dizer onde os estudantes do Gama iriam ter aula”, contou, rememorando os primeiros nesses da FGA, quando as aulas ocorriam no fórum da cidade e no Estádio Bezerrão. “Não foi uma aposta de que daria certo. Foi uma convicção da importância de nossa missão institucional”, disse.

Este ano, além das placas na FGA, a Universidade já inaugurou as usinas fotovoltaicas da Faculdade UnB Ceilândia, da Faculdade UnB Planaltina e do campus Darcy Ribeiro. As ações vão ao encontro das metas estabelecidas no Plano de Logística Sustentável da instituição.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.