UnB: 58 ANOS DE HISTÓRIA

Universidade fortalece elo com a capital federal e a auxilia a conter a pandemia, com seu potencial científico e humanitário

 

UnB completa 58 anos celebrando vínculo com Brasília, dois anos mais velha, e combatendo a Covid-19. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB. Arte: Francisco George/Secom UnB

 

Protagonismo. A palavra marca e une as trajetórias da capital federal e da Universidade de Brasília, aniversariantes do dia 21 de abril. Ambas foram agraciadas pelo título de patrimônio cultural da humanidade. A cidade, em razão do projeto urbanístico e arquitetônico moderno. Já a instituição, por ser referência e inovar na educação superior brasileira. Celebrado na campanha institucional de 2020 UnB no coração de Brasília, tal elo se estreita ainda mais neste momento histórico em que Brasília completa 60 anos, e a UnB, 58.

 

Em cenário repleto de incertezas, a instituição evidencia papel de destaque e compromisso com a sociedade brasiliense e brasileira ao contribuir para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. “A UnB sempre foi uma instituição de excelência, ousada e criativa, à frente de seu tempo. Faz parte da nossa gênese pensar sobre os desafios da sociedade e buscar soluções para os problemas nacionais por meio do ensino, da pesquisa e da extensão”, destaca a reitora Márcia Abrahão.

 

Esforços para articular ações de pesquisa e inovação voltadas à emergência de saúde pública têm sido encabeçados pelo Comitê de Pesquisa e Inovação de Combate à Covid-19 (CPIE). Orientações sobre as medidas preventivas e estratégias para redução dos efeitos da pandemia também são prestadas às comunidades acadêmica e externa com apoio do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (COES) da UnB.

 

Gestos da comunidade acadêmica têm fortalecido a rede de solidariedade entre brasilienses e auxiliado nos cuidados da população nesse período. Máscaras face shields – similares a uma viseira – produzidas pela equipe do Laboratório Aberto de Brasília (LAB), da Faculdade de Tecnologia (FT), foram direcionadas ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) para proteger quem está na linha de frente do combate à Covid-19. 

Professora Daniela Garossini está à frente de grupo que faz produção de máscaras cirúrgicas e de tecido no HUB. Foto: Arquivo pessoal. Arte: Francisco George/Secom UnB

 

Outra ação, promovida por um grupo de docentes, contemplou o Hospital Universitário de Brasília (HUB) com 200 protetores faciais. Outros 300 devem ser entregues até a próxima semana. Liderada pela professora do Departamento de Design Daniela Garrossini, a equipe também firmou parceria com o HUB para a produção de máscaras cirúrgicas, para os profissionais de saúde, e máscaras de tecido, para pacientes atendidos na unidade.

 

A demanda é alta e, por isso, a confecção, realizada com ajuda de voluntários e sob supervisão do hospital, tem aumentado cada vez mais. A previsão é que cerca de seis mil máscaras cirúrgicas estejam prontas para distribuição.

 

Daniela Garrossini alegra-se em poder ajudar a população na prevenção da Covid-19. “Sinto que estou realizando meu papel na profissão que escolhi. Acredito muito nisso: se tem uma possibilidade de mudança para o mundo, um pouco dela vem do lugar de onde pertencemos”, afirma. A professora menciona a relevância da atuação da comunidade acadêmica e científica neste momento crítico. “Emociona-me bastante termos que chegar a essa situação para muita gente entender o que a Universidade pode oferecer.”

 

>> Saiba como ajudar com doações

 

INTENSIFICAR APOIO – No HUB, além da produção de máscaras, outra parceria entre a farmácia escola do hospital e unidades acadêmicas tem viabilizado a fabricação de álcool em gel. Reforços aos atendimentos em saúde foram garantidos pelo HUB com a oferta de dez leitos de cuidado intensivo para tratamento da síndrome respiratória aguda, uma das consequências da Covid-19. A unidade também tem servido de retaguarda do HRAN, referência local na recepção de casos da doença.

Universidade apoiou HRAN com doação de 50 máscaras face shields para profissionais de saúde. Foto: Divulgação. Arte: Francisco George/Secom UnB

 

A UnB cedeu ainda equipamentos e servidores técnicos ao Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) para ampliar a capacidade de processamento de testes de Covid-19 e reduzir o tempo dos diagnósticos.

 

Para apoiar as autoridades públicas com informações sobre o assunto, recente projeto, contemplado com recursos do Ministério da Educação (MEC), pretende implementar salas de situação em até cem localidades, entre regiões administrativas do DF, cidades que compõe a Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do DF e municípios do Centro-Oeste e de Minas Gerais.

 

A cooperação com a capital federal será ainda maior com o andamento de três projetos para implantação de laboratório para suporte no diagnóstico de casos graves da doença, para detecção da transmissão comunitária do vírus e para análise dos custos da Covid-19 para o Sistema Único de Saúde (SUS). Além destes, outras iniciativas receberão recursos prospectados pela Universidade para desenvolvimento de tecnologias e de pesquisas de combate à Covid-19.

 

Para a reitora Márcia Abrahão, as ações não só destacam a UnB como importante aliada de Brasília e do país contra o coronavírus, como também trazem perspectivas sobre os cenários vindouros. “Nossos especialistas, docentes, técnicos administrativos e estudantes estudam a situação sob vários pontos de vista, inclusive com um olhar para o futuro, para o comportamento da humanidade após a pandemia”, endossa.

 

IMPACTO NO PAÍS – Além de projetar Brasília como importante polo da produção científica brasileira, a UnB mostra seu potencial em promover soluções em âmbito nacional para contenção da doença. A Universidade foi a terceira do país e primeira do DF a sequenciar o genoma do coronavírus. O mapeamento, concretizado por professores do Instituto de Ciências Biológicas (IB), é pontapé para obtenção de mais informações sobre as origens do vírus que circula em Brasília e suas mutações.

 

Parcerias com outras instituições têm favorecido o acompanhamento da epidemia. Especialistas da UnB, da UFRJ e da USP se juntaram para emitir alerta sobre os riscos da epidemia e validar as medidas protetivas, com uma recomendação: “permaneçam em casa”. 

Professor Flávio Vidal faz parte da equipe que desenvolveu sistema para facilitar diagnóstico da Covid-19. Foto: Arquivo pessoal. Arte: Francisco George/Secom UnB

 

Preocupados com os desafios para oferta de diagnóstico da Covid-19 em regiões remotas, pesquisadores desenvolveram sistema on-line de leitura de radiografias. A ferramenta faz uma análise rápida das imagens e fornece o diagnóstico em segundos. O professor Flávio Vidal, do Departamento de Ciência da Computação, é um dos idealizadores do sistema e reconhece o impacto que iniciativas como essa tem na vida das pessoas.

 

“Sentimos que é um dever ajudar a sociedade como um todo a resolver ou tentar minimizar os problemas causados por essa pandemia. Nosso objetivo é salvar o máximo de vidas. Isso é fundamental neste momento”, comenta o docente.

 

CELEBRAÇÕES – Na próxima semana, UnB e Brasília fazem aniversário. Em respeito às medidas de isolamento social, a Universidade realizará o festejo totalmente on-line. A programação especial prevê abraço virtual à instituição, sessão comemorativa da Comissão UnB nos 60 anos de Brasília, solenidade especial do Conselho Universitário (Consuni), além de lançamento, em uma live, de pesquisa sobre os impactos econômicos da UnB no Distrito Federal e no país. Confira a programação e participe das comemorações.

 

Leia mais:

>> Conheça a servidora que vivenciou 40 anos da Universidade de Brasília

>> Programação especial marcará aniversário da UnB e de Brasília

>> Em tempos de Covid-19, UnB comemora 58 anos com abraço virtual

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

>> UnB desenvolve sistema para análise de raio-x com inteligência artificial

>> Professores do Instituto de Ciências Biológicas (IB) são os primeiros no DF a sequenciar genoma do coronavírus

>> UnB ajuda a ampliar diagnósticos e rede de atendimento a casos da Covid-19

>> Projetos da UnB recebem R$ 6,5 milhões para combate ao coronavírus

>> Chamada pública aprova 115 projetos desenvolvidos pela Universidade de Brasília 

>> HUB e UnB produzem máscaras cirúrgicas

>> UnB distribui álcool em gel de fabricação própria pelos campi

>> UnB entrega 50 máscaras protetivas ao HRAN

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.