CICLO DE DEBATES

Psicóloga Débora Noal e sociólogo Sérgio Costa debaterão sobre os impactos da pandemia e as implicações do distanciamento nas interações sociais

Este é o quinto webinário do ciclo de debates O Futuro em Tempos de Pandemia: Vida, Sociedade e Ciência. Foto: Reprodução

Na próxima quinta-feira (6), às 16h, o Gabinete da Reitoria (GRE), em parceria com a Editora UnB (EDU), realiza o quinto webinário da série de debates O futuro em tempos de pandemia: vida, sociedade e ciência, com o tema Distanciamento social, saúde mental e novas sociabilidades.

Os debatedores serão a psicóloga sanitarista Débora Noal e o sociólogo e professor da Freie Universität Berlin Sérgio Costa. A mediação ficará a cargo da professora Larissa Polejack, diretora de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária do Decanato de Assuntos Comunitários (Dasu/DAC). A participação é livre e gratuita, com transmissão no canal da UnBTV no Youtube.

A psicóloga Débora Noal é uma das participantes do debate da UnB sobre o mundo pós-pandemia. Foto: Reprodução/BandTv

PARTICIPANTES – Débora Noal é psicóloga sanitarista e cursa pós-doutorado em Saúde Mental e Desastres pela Focruz-RJ. É doutora em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde pela UnB e desenvolve trabalhos relacionados ao cuidado em saúde de populações que vivenciaram desastres naturais e humanos.

Graduado em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sérgio Costa é doutor (FU Berlin) em sociologia e professor titular de sociologia da Freie Universität Berlin e diretor do Maria Sibylla Merian International Centre Conviviality-Inequality in Latin America. Suas áreas de pesquisa e publicação são desigualdades sociais, diferenças culturais, racismo e anti-racismo e teorias pós-coloniais.

Com a reconfiguração do cotidiano causado pela pandemia e o distanciamento social decorrente da emergência de saúde pública, os debatedores vão abordar quais novas práticas deverão emergir desse quadro, quais os impactos da pandemia na saúde mental das pessoas, os novos sentidos à morte e desafios para vivenciarmos o luto, além da perspectiva de novas formas de convivência.

O sociólogo e professor Sérgio Costa é um dos debatedores do webinário da UnB que pretende abordar o futuro pós-covid-19. Foto: Arquivo Pessoal

CICLO – Este é o quinto webinário promovido pelo ciclo de debates on-line O futuro em tempos de pandemia: vida, sociedade e ciência, com o objetivo de estimular diálogos aprofundados sobre as consequências do avanço da covid-19 em um contexto global e as perspectivas para o futuro pós-pandemia. Pesquisadores e pensadores de diferentes instituições participam da série de discussões, que também tem como foco a interlocução entre as várias áreas do conhecimento.

Como complemento aos debates virtuais, publicações trarão à tona os temas em voga, de forma mais abrangente. Os palestrantes de cada edição são convidados a enviar um resumo expandido sobre os assuntos abordados durante a atividade para disponibilização no Portal de Conferências da Biblioteca Central (BCE). Posteriormente, os textos serão ampliados e compilados em um ebook com acesso aberto, que será publicado com o selo UnB Livre – resultado de uma parceria entre a Editora UnB e a BCE.

A comunidade está convidada a participar, clicando no canal da UnBTV no YouTube na quinta-feira (6), às 16h.

SERVIÇO – Quinto Webinário: Distanciamento social, saúde mental e novas sociabilidades, 6 de agosto, às 16h.
Participantes: Débora Noal – FIOCRUZ e Sérgio Costa – FU Berlin
Mediação: Larissa Polejack (Dasu/DAC/UnB)
Canal da UnBTV no YouTube: www.youtube.com/unbtv

Edições anteriores:

>> Lilia Schwarcz e Leonardo Avritzer analisam relação entre democracia e combate à covid-19

>> Pesquisadores discutem soluções à saúde global e aos desafios trabalhistas em meio à pandemia

>> Webinário promovido pela UnB debateu sobre as universidades no pós-pandemia

>> Webinário aponta desafios para a retomada da economia