NOVAS QUESTÕES

Um dos pontos abordados no encontro foi a MP n. 979/2020, que fere a autonomia universitária. O texto foi devolvido nesta sexta-feira (12) pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e perde a validade assim que o ato for publicado. Imagem: Reprodução/ UnBTV

A Universidade de Brasília tem promovido o ciclo de debates O futuro em tempos de pandemia, que propõe e favorece reflexões sobre o "novo normal" e o que virá após a crise em saúde pública causada pelo novo coronavírus. No encontro desta quarta-feira (10), transmitido pelo canal da UnBTV no YouTube, a reitora Márcia Abrahão mediou a conversa entre a presidente do Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Forges) e ex-ministra da Educação e Ciência de Portugal, Margarida Mano, juntamente com o ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher.

>> UnB promove debates on-line sobre o futuro da sociedade pós-pandemia

O público que acompanhou a transmissão ao vivo teve a chance de interagir com comentários e perguntas pela plataforma. Em um cenário adaptado para a realidade global forçada pelo Sars-CoV2, universidades de todo o mundo têm sido protagonistas em ações de combate à pandemia e seus desdobramentos, que envolvem vários campos do conhecimento para além da área de saúde.

Para os cientistas, a pandemia da Covid-19 trouxe à tona fragilidades que não se imaginavam tão profundas, como a desigualdade socioeconômica dentro das próprias universidades. Como lidaremos com isso em um cenário tão incerto como o que se apresenta? Como transformar o mundo e buscar novas ideias em um contexto em que não temos mais como dialogar face a face com os estudantes, elementos de transformação social?

Economista de formação, a professora Margarida Mano compartilhou com o público o momento em que Portugal vive, já retomando atividades com os cuidados que a nova realidade exige. Ela destacou que o contexto social e político do Brasil pede cautela nas ações, uma vez que as desigualdades são ainda maiores do que se pensava comumente. "Se os alunos estão tendo aulas on-line, é óbvio que as condições são desiguais, não apenas em termos de equipamento", pondera. "A UnB está fazendo um levantamento para a retomada das atividades de maneira que ninguém fique para trás", comentou a reitora Márcia Abrahão.

"Em tempos tão ásperos e sombrios, os seres humanos são capazes de forjar alternativas, mas não depende puramente da nossa vontade", ponderou Leher. Ele ressaltou o posicionamento do governo brasileiro frente à pandemia, o protagonismo das universidades e a necessidade de mudanças. Para ele, dentro das universidades é preciso considerar mudanças estruturais, já que não é possível ter mais a mesma quantidade de estudantes em sala de aula, por exemplo.

O investimento em programas transdisciplinares também foi uma questão apontada pelos participantes e ecoada nos comentários do público que acompanhou a transmissão. Para Leher, é preciso fazer reflexões sistemáticas e cuidadosas sobre o que acontece, e o momento é de fragilidade pela falta de contato com os estudantes, que são agentes de transformação.

O decano de Assuntos Comunitários da UnB, Ileno Izídio, elogiou a reflexão: "A despeito das crises e da guerra cultural, suas palavras reacendem possibilidades! Precisamos nos empoderar mais e mais delas".

Público interagiu com os palestrantes por meio de comentários na plataforma. Outras universidades federais também prestigiaram a conversa. Imagem: Reprodução/ UnBTV

Por meio dos comentários, o público pediu aos participantes que abordassem a Medida Provisória n. 979, que permitia ao ministro da Educação escolher os reitores de universidades federais durante a pandemia da Covid-19 e vetava consultas ao público universitário para eleição dos dirigentes. O texto foi devolvido nesta sexta-feira (12) pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e perde a validade assim que o ato for publicado.

"É um ataque à autonomia das universidades no momento em que estamos voltados para ações e pesquisas contra a pandemia, fomos surpreendidos com isso", contextualizou a reitora Márcia Abrahão. Margarida Mano comentou que o que já era difícil, passava a ficar avassalador com o atentado à liberdade universitária.

SÉRIE – Este é o segundo webinário promovido no âmbito do ciclo de debates on-line O futuro em tempos de pandemia: vida, sociedade e ciência, que visa estimular diálogos aprofundados sobre as consequências do avanço da Covid-19 em nível global e as perspectivas para o porvir. Pesquisadores e pensadores de diferentes instituições participam da série de discussões, também focadas na interlocução entre as várias áreas do conhecimento.

>> Pesquisadores discutem soluções à saúde global e aos desafios trabalhistas em meio à pandemia

Para complementar os debates virtuais, publicações trarão à tona os temas em voga, de forma mais abrangente. Os palestrantes de cada edição são convidados a enviar um resumo expandido sobre os assuntos abordados durante o webinário para disponibilização no Portal de Conferências da Biblioteca Central (BCE). Posteriormente, os textos serão ampliados e compilados em um e-book com acesso aberto, publicado com o selo UnB Livre – resultado de uma parceria entre a Editora UnB e a BCE.

>> UnB sobe duas posições em ranking internacional e é a quinta melhor federal

>> UnB é contemplada com recursos para construção de edifício de alta eficiência

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação

>> Pesquisa da UnB mapeia manifestações neurológicas associadas ao Sars-CoV2