ACOLHIMENTO

Objetivo é minimizar angústias dos servidores e dos estudantes que têm filhos, e promover o bem-estar em período de pandemia

Durante a pandemia do novo coronavírus, grupo virtual pretende ajudar a minimizar angústias de docentes, técnicos administrativos e estudantes que tenham filhos. Foto: August de Richelieu/Pexel

O isolamento social – medida de combate à propagação do novo coronavírus – não é motivo para que os docentes, os estudantes e os técnicos administrativos da Universidade de Brasília se sintam desamparados. Além das iniciativas já anunciadas, voltadas para o atendimento psicológico da comunidade universitária, há duas semanas teve início a consulta virtual coletiva com a professora Regina Pedroza, do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED/IP) e vice-coordenadora do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (Caep), ligado ao Instituto de Psicologia da UnB.

“Uso uma técnica chamada de grupo Ballint, que se propõe a fazer com que, em cada encontro, a partir do que é colocado pelas pessoas, emerja uma angústia que vai ser ali discutida, trabalhada e aprofundada na reflexão. Não tem algo de antemão já preparado, o grupo é que decide o que será trabalhado naquele encontro”, explica Regina.

Regina Pedroza conduz os encontros todas as sextas-feiras, às 16h. Foto: Divulgação

Segundo a professora, nos encontros realizados nos dias 15 e 22 de maio, as angústias apresentadas tinham muito a ver com questões cotidianas que se intensificaram com a convivência familiar de 24 horas por dia a partir do isolamento social em razão da pandemia.

“O que surge mais é o não saber o que fazer com as crianças nesse momento, mas as angústias que apareceram são também agravadas por conta de estarem ali todos os dias no confinamento. Questões como queixas de super atividade, de conflitos entre irmãos e dificuldades deste momento: como conciliar trabalho, tarefas de casa, estar com os filhos, cada filho com sua idade”, conta.

Nos encontros, Regina deixa claro que não existe uma recomendação ao final dizendo o que cada um deve fazer. “Não trabalho com dar conselhos e dizer o que cada um deve fazer, porque isso vai depender muito das condições que cada um tem em casa”, diz.

“O que trabalhamos foi pensar algumas estratégias, cada um poder pensar nas suas possibilidades para que haja mais compreensão, mais paciência. Se nós estamos angustiados, as crianças também podem estar. É uma situação que gera medo, desestabiliza. Pensamos na necessidade de se refletir sobre o que tem em casa para poder ser feito”, elucida a psicóloga.

GRUPO – Intitulado A educação dos filhos em período de pandemia, o grupo on-line foi criado para ser um espaço de fala e escuta para mães, pais e responsáveis da comunidade da UnB (professores, técnicos administrativos e alunos). O objetivo é refletir sobre a educação dos filhos nesse momento de isolamento físico e, por meio da ajuda mútua, a ideia é encontrar possibilidades criativas para lidar com essa nova situação que pode ter gerado angústias.

“Esse momento exige dos pais, mães e responsáveis uma atitude de educador para a qual não estão necessariamente preparados e pode gerar sofrimentos. Ao refletir sobre os desafios do momento, o grupo pretende diminuir o estresse de modo a ajudar essas pessoas a criar uma relação com seus filhos e com a escola, que seja de compreensão e de muito afeto”, complementa Regina Pedroza.

Os encontros virtuais são realizados às sextas-feiras, às 16h, por meio da plataforma Zoom, e serão ofertados até o fim da pandemia, conforme a demanda. Não é necessário participar de todos eles, mas é preciso se inscrever com antecedência pelo e-mail da Diretoria de Atenção à Saúde de Comunidade Universitária (Dasu/DAC): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A primeira reunião contou com cinco participantes e a segunda, com nove. O espaço está aberto para quem quiser retornar e para novos interessados.

Saiba mais sobre a série de ações em prol da saúde mental e do bem-estar da comunidade interna da UnB realizada pela Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC):

>> Exposição virtual destaca reflexões acerca do impacto da Covid-19 na vida das pessoas

>> Projeto da UnB desenvolve software para o uso de câmera térmica no combate à Covid-19

>> Novo coronavírus: Coes lança boletim informativo

>> ProIC cria Banco de Talentos para conectar professores e estudantes interessados em iniciação científica

>> Artigo revela perfil do brasileiro que descumpre isolamento social durante pandemia de Covid-19

>> Organizar o tráfego de pedestre pode reduzir o risco de contaminação durante a pandemia

>> Pesquisadores farão análise do esgoto para estimar disseminação do SARS-CoV2 em diferentes regiões do DF

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da Covid-19

>> Pesquisa com plasma sanguíneo de pacientes curados pode mudar cenário da Covid-19

>> Plataforma UnB Pesquisa disponibiliza acesso fácil a pesquisadores da instituição

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão