AÇÕES CONTRA A PANDEMIA

Docentes e técnicos administrativos podem apresentar propostas

Segunda chamada para projetos recebe propostas por tempo indeterminado. Foto: André Gomes/Secom UnB

A Segunda Chamada Prospectiva de Propostas de Projetos e Ações de Pesquisa, Inovação e Extensão para o combate à Covid-19 foi lançada na última semana pelo Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) e o Decanato de Extensão (DEX), juntamente com o Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à Covid-19 da Universidade de Brasília (Copei).

>> Confira o edital

O objetivo da chamada é viabilizar, por meio de financiamento interno e/ou externo, a execução de projetos e ações de pesquisa, inovação e extensão (de quaisquer tipos e modalidades, nas diversas áreas do conhecimento, incluindo serviços tecnológicos), com objetivo de combater a Covid-19 e as consequências da pandemia.

“A gente começou a receber mais projetos, mesmo depois que a primeira chamada tinha sido fechada. Então, esse foi o primeiro sinal de que ainda havia uma demanda represada, e de que esses projetos querem ser reconhecidos institucionalmente", explica a decana substituta de Pesquisa e Inovação, Cláudia Amorim.

>> Repositório lançado pela UnB reúne iniciativas contra o novo coronavírus

Diferentemente do primeiro edital, este será de fluxo contínuo, ou seja, não tem um prazo determinado para recebimento das propostas. “A gente entende que essas propostas vão evoluindo conforme a situação vai se configurando, por isso é preciso que a gente mantenha o canal aberto para receber, acolher e avaliar essas iniciativas por um período de tempo maior", detalha Cláudia.

Os projetos validados pela primeira e pela segunda chamadas vão compor o portfólio de ações da Universidade de Brasília contra o novo coronavírus. Desta forma, pessoas e empresas interessadas em apoiar e financiar estas iniciativas poderão visualizar quais projetos desejam auxiliar.

Para submeter um projeto, é necessário ser servidor público (docente ou técnico administrativo) pertencente ao quadro permanente da Universidade de Brasília. E submeter proposta por meio de formulário on-line. Até cinco dias úteis após a submissão sai o resultado preliminar. Dúvidas podem ser enviadas para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Em novembro de 2021, o Copei emitiu a Nota Técnica n.º 02/2021/DPI/COPEI, que trata da Tramitação de Projetos Copei (Comitê de Pesquisa, Extensão e Inovação de combate à Covid-19 da UnB). Essa nota técnica foi aprovada na 68ª Reunião Ordinária da Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro), realizada em 29 de outubro 2021. Esclarecimentos e outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

>> Projetos da UnB focam em desenvolvimento e gestão de respiradores para luta contra a Covid-19

>> Pesquisa com plasma sanguíneo de pacientes curados pode mudar cenário da Covid-19

>> Maratona de programação de aplicativos vai ajudar no combate à Covid-19

>> Iniciativas on-line da UnB mobilizam a circulação do conhecimento durante o isolamento social

>> Projetos da UnB trabalham em tecnologias para proteção dos profissionais de saúde

>> Pesquisadores alertam governadores sobre grave momento da pandemia no Brasil

>> UnB e Fiocruz lançam plataforma de inteligência para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus

>> Plataforma UnB Pesquisa disponibiliza acesso fácil a pesquisadores da instituição

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

matéria atualizada em 4/11/2021 para disponibilização da Nota Técnica n.º 02/2021/DPI/COPEI.