PARCERIA

Docentes, técnicos, pesquisadores, estudantes e residentes levantarão dados para auxiliar rede de saúde na tomada de decisões relativas à Covid-19

Reitora Márcia Abrahão participa de lançamento da Picaps, sigla para Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da Covid-19 nos territórios. Foto: Nathalia Gameiro/Fiocruz Brasília

Em mais uma parceria interinstitucional para o combate à pandemia do novo coronavírus, a Universidade de Brasília lançou, ao lado da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, uma plataforma para auxiliar na tomada de decisões relativas ao enfrentamento da doença no Distrito Federal e em municípios vizinhos. A Picaps, sigla para Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da Covid-19 nos territórios, congrega os esforços de cerca de 300 pessoas das duas instituições, entre docentes, técnicos, pesquisadores, estudantes e residentes.

A plataforma, lançada na última quarta-feira (29), vai propiciar o acesso de informações de inteligência para os profissionais de saúde que atuam na atenção primária, com base em dados sobre o fluxo de pessoas e dos grupos mais vulneráveis à Covid-19. "A perspectiva é que possamos apoiar o governo do DF e outras cidades da região para esses próximos meses, que serão muito difíceis", disse o professor Jonas Brant, da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), um dos responsáveis pela iniciativa, que também conta com recursos do Ministério da Educação.

"Trabalharemos com o conceito de inteligência cooperativa circular para orientar as pessoas, principalmente os trabalhadores da saúde", destacou o professor Wagner de Jesus Martins, da Coordenação de Integração Estratégica da Fiocruz Brasília.

A parceria deu-se no âmbito do Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec). "É simbólico que tenhamos conseguido lançar esta plataforma após a recente aprovação da Política de Inovação da UnB, um marco para nossa instituição", disse a diretora do PCTec, Renata Aquino. O Banco do Brasil fez a doação de mobiliário a ser usado pelos pesquisadores.

ESPAÇO – A plataforma de inteligência ficará em parte do prédio anteriormente ocupado pela Autotrac, no campus Darcy Ribeiro, em frente à sede da Fiocruz Brasília. "É bom ver que este espaço estará sendo utilizado para interesses da Universidade como um todo, especialmente neste caso, com o objetivo de combater um grave problema de saúde pública", disse a reitora Márcia Abrahão, presente no lançamento da Picaps.

Parte da equipe vai atuar de maneira remota e parte, no edifício do campus da Asa Norte, com todos os cuidados de saúde necessários. Foto: Nathalia Gameiro/Fiocruz Brasília

A gestora também destacou a importância da pesquisa básica e da análise e reflexão sobre o futuro da sociedade após a crise. O mesmo foi ressaltado pela presidente da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio. "A parceria com a UnB é fundamental não apenas pela questão do espaço, mas também para auxiliar na construção do cenário pós-pandemia, que será desafiador para todos".

O secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gilvan Máximo, esteve presente no lançamento Picaps. "Não há outra saída para a crise a não ser pela ciência e nós sabemos do potencial da Universidade para nos auxiliar", declarou.

A previsão é que a plataforma inicie as operações nos próximos dias, após a conclusão de adequações de espaço feitas pela Secretaria de Infraestrutura da UnB, com apoio da Secretaria de Patrimônio Imobiliário. Parte da equipe de estudantes, docentes e residentes vai atuar de maneira remota e parte, no edifício do campus da Asa Norte, com todos os cuidados de saúde necessários. "Nenhum ator vai vencer essa crise sozinho, por isso, é de extrema importância a nossa articulação", frisou o professor Jonas.

>> Em live, Universidade de Brasília divulga pesquisa sobre impactos econômicos da instituição

>> UnB é responsável por 44.998 empregos no DF

>> Plataforma UnB Pesquisa disponibiliza acesso fácil a pesquisadores da instituição

>> Repositório lançado pela UnB reúne iniciativas contra o novo coronavírus