EXCELÊNCIA

Um curso de graduação subiu de posição e dez mantiveram a nota máxima na avaliação do Inep/MEC

Os cursos com conceito 5 no Enade foram Administração, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Serviço Social e Turismo. Foto: Prédio da Face - Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília tem 14 cursos avaliados no terceiro ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 com notas 4 e 5 – as maiores. O resultado foi divulgado na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dos que passaram pela avaliação, onze receberam conceito 5, e três, conceito 4.

Dez cursos mantiveram o resultado máximo, obtido em 2018 – Administração, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Direito (diurno e noturno), Jornalismo, Psicologia (formação de psicólogo), Serviço Social (diurno e noturno) e Turismo. Relações Internacionais subiu de conceito 4 para 5. Ciências Contábeis (diurno e noturno) e Psicologia (bacharelado) caíram uma posição cada, em relação à avaliação 2018, ficando com conceito 4.

"Conseguimos manter os bons resultados no Enade graças ao empenho dos nossos estudantes, docentes e técnicos, juntamente com o trabalho realizado pelas unidades acadêmicas e administrativas. Parabéns a toda a comunidade da UnB! Vamos sempre avançar com o nosso compromisso de oferecer educação de excelência, promover a cidadania e contribuir para o desenvolvimento do país", ressalta a reitora Márcia Abrahão.

“O Enade é um indicador importante sobre a qualidade do ensino de graduação. Nós, da UnB, temos orgulho de termos um dos melhores scores sobre ensino no país. Ele reflete a constante atualização dos nossos programas políticos-pedagógicos e como temos preocupação em acompanhar o avanço científico. Certamente manter a excelência é um desafio constante na nossa prática”, pondera o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira.

FORMANDOS – O Enade avalia o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação a cada três anos, de acordo com o ciclo das áreas do conhecimento. A prova contém conteúdos programáticos dos currículos dos respectivos cursos, além de avaliar o perfil profissional do egresso e o nível de atualização deles sobre realidade brasileira e mundial.

O Enade é parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.