PÓS-GRADUAÇÃO

Decanato de Pós-Graduação abrirá seleção ainda neste semestre para os programas ofertarem bolsas de mestrado e doutorado

Serão 40 bolsas de doutorado, de R$ 3,1 mil, e 34 de mestrado, de R$ 2,1 mil. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A Universidade de Brasília foi contemplada no edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com R$ 7,8 milhões para bolsas de mestrado e doutorado. Com o valor, o Decanato de Pós-Graduação (DPG) vai ofertar 74 bolsas para Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade, sendo 40 de doutorado e 34 de mestrado. Todas as bolsas solicitadas pela UnB foram aprovadas na seleção do CNPq.

“Esse resultado concretiza ainda mais a posição da UnB como uma instituição de excelência. Nossos PPGs são de altíssima qualidade, um reflexo do compromisso e do empenho de toda a nossa comunidade, técnicas e técnicos, docentes e estudantes. A maior parte da ciência produzida no Brasil é realizada nas universidades. Esses aportes são fundamentais para a soberania e para o desenvolvimento de um país menos desigual”, disse a reitora Márcia Abrahão.

Os valores dos auxílios são de R$ 3,1 mil, por 4 anos, no doutorado; e R$ 2,1 mil, por 2 anos, no mestrado. A UnB foi contemplada com um montante igual ou semelhante ao de outras grandes universidades públicas, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Tivemos um ótimo resultado, porque recebemos tudo o que pleiteamos. Vamos agora fazer editais internos para os nossos Programas de Pós-Graduação, ainda neste semestre”, disse o decano do DPG, Lúcio Rennó.

A Chamada CNPq n° 35/2023 visa à concessão de bolsas de mestrado e de doutorado para promover a pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Dirigida a Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), a chamada vai destinar R$ 277 milhões a 168 IES e ICTs, totalizando 2.777 bolsas. O resultado foi divulgado em 22 de março.