DIÁLOGO

Profissionais que atuam no Decanato de Pós-Graduação tiveram a oportunidade de apresentar demandas do setor, como mais espaço físico e modernização de sistemas operacionais

No encontro, as demandas apresentadas receberam encaminhamentos pela administração superior. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

Servidores do Decanato de Pós-Graduação (DPG) participaram de diálogo com a administração superior da Universidade de Brasília (UnB), no auditório da Reitoria, na última terça-feira (4). No encontro, foram expostos desafios e conquistas do setor. A ampliação do espaço físico do decanato e a melhoria dos sistemas operacionais usados pela unidade estiveram entre os assuntos debatidos.

A reitora Márcia Abrahão fez questão de iniciar o encontro ressaltando a dedicação dos servidores do DPG, que ajudou, por exemplo, a alcançar o excelente resultado obtido pela UnB na última avaliação quadrienal dos programas de pós realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Quero parabenizar o trabalho realizado pelo DPG, que é de muito afinco e proximidade com os programas, ainda mais quando chegam os períodos de avaliação”, frisou a reitora.

A servidora Laydiane Jales destacou as oportunidades de qualificação oferecidas pela UnB e ponderou sobre o espaço físico do DPG. “Uma das coisas que estamos pleiteando é infraestrutura. Vejo que o pessoal fica muito apertado no decanato”, disse.

Outro ponto é o aperfeiçoamento de softwares. “Precisamos de um sistema para aprimorar nosso trabalho, que muitas vezes precisa ser realizado manualmente, com muito esforço”, completou Laydiane, que é também aluna do mestrado profissional em Educação.

A reitora Márcia Abrahão ressaltou que é necessário desenvolver uma nova cultura organizacional. “Precisamos ter espaços amplos, ventilados e iluminados. Temos um time de arquitetos que podem pensar no que se faz, hoje, em relação à organização de espaços, como um refeitório integrado entre o DPG e o DPI (Decanato de Pesquisa e Inovação)”, afirmou.

Decano de Pós-Graduação, Lucio Rennó (na tela) parabenizou à equipe do decanato pelo trabalho realizado. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

O decano de Pós-Graduação, Lucio Rennó, lembrou que a unidade recebeu a visita de arquitetos em março. “Estamos avançando, mas existe a necessidade de mais salas. Isso, em parte, é fruto da colaboração de sucesso que tivemos com a reitora e a decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes, que ampliou nosso quadro de servidores”, ponderou.

Quanto à modernização de computadores e sistemas de informação, a Secretaria de Tecnologia de Informação (STI) comprometeu-se a estudar as demandas do DPG. “Vamos analisar o quantitativo e encontrar a forma de licenciamento (de software) que melhor se encaixe para todas as áreas da Universidade”, adiantou o secretário Jacir Bordim.

A diretora de Pós-Graduação, Diana Pinho, considera que o incentivo pela qualificação dos servidores é de extrema importância para a excelência do trabalho feito pelo decanato. “A maioria dos nossos servidores no DPG tem mestrado ou doutorado”, revelou.

Servidor da Coordenação de Fomento à Pós-Graduação, Wendell Cardoso Borges perguntou sobre o Programa de Gestão. A reitora Márcia Abrahão explicou que o Conselho de Administração, após uma série de idas e vindas nos normativos federais, aguarda publicação de nova Instrução Normativa do governo para retomar o debate, a normatização e a implementação na Universidade.

Por fim, o decano de Administração, Abimael Costa, reforçou o anúncio da licitação de operadora de plano de saúde da UnB, que tem previsão de conclusão este semestre.