LEGADO

Cerimônia reconheceu trabalho do pediatra que resultou na criação da Unidade da Criança e do Adolescente (UCA), do Hospital Universitário

Familiares, amigos e colegas participaram da entrega da placa de homenagem ao professor Dioclécio Campos. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

O professor emérito da Universidade de Brasília Dioclécio Campos recebeu, nesta terça-feira (18), uma placa em homenagem ao trabalho dedicado à medicina pediátrica e à concretização da Unidade da Criança e do Adolescente (UCA), a ser inaugurada em breve. O novo espaço do Hospital Universitário de Brasília (HUB) será destinado à formação de profissionais especializados no atendimento ao público infanto-juvenil. Participaram da cerimônia a reitora Márcia Abrahão, a superintendente do HUB, Elza Noronha, e colegas, amigos e familiares de Dioclécio.

A celebração em agradecimento a Dioclécio – um dos idealizadores do projeto da UCA – foi marcada pela emoção. “Agora, nós vamos poder entregar para a sociedade o seu projeto, professor. Eu agradeço muito, em nome da Universidade de Brasília, toda sua dedicação, todo o seu compromisso com a criança e o adolescente. O senhor sempre colocou energia para que a gente levasse adiante esse sonho”, afirmou a reitora Márcia Abrahão.

Elza Noronha destacou que a UCA reflete duas características importantes e marcantes do trabalho desenvolvido por Dioclécio Campos. “Uma é o cuidado dos adolescentes, o grande diferencial desse prédio, com serviço especializado, enfermaria exclusiva e UTI para os adolescentes. A outra é a internacionalização. O professor sempre esteve envolvido em projetos com mobilidade internacional, principalmente com países da África. E essa estrutura, do ponto de vista da formação, vai fazer com que a gente continue avançando nesse processo”, explicou.

O professor Dioclécio é um dos idealizadores da unidade que tem foco na saúde de crianças e adolescentes e na formação de profissionais especializados nesse público. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A placa entregue ressalta o legado do professor e médico: “O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) reconhece, agradece e parabeniza todo o esforço e comprometimento do professor Dioclécio Campos Júnior pelo seu trabalho de relevância nas últimas décadas para consolidação da formação de excelência e da assistência de qualidade na área da pediatria, ratificada pela concepção e construção da Unidade da Criança e do Adolescente do HUB-UnB.”

BIOGRAFIA – Dioclécio Campos recebeu o título de Professor Emérito em 2012. Formado em Medicina, é mestre e doutor em Pediatria. Com uma vasta carreira e inúmeras contribuições para a área médica e para o país, foi secretário executivo do Ministério da Saúde, secretário de governo na Secretaria da Criança do Distrito Federal e presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, além de ser membro titular da Academia Brasileira de Pediatria. No HUB, o professor esteve à frente do programa de residência médica e chefiou o Centro de Clínicas Pediátricas.