BOAS-VINDAS

A ativista e cientista da computação abordará o tema Inteligência Artificial de forma descontraída na aula de abertura do segundo semestre, no próximo dia 25

A reitora Márcia Abrahão, junto com o vice-reitor Enrique Huelva e o decano de Ensino de Graduação Diêgo Madureira abrem o evento, dando boas vindas aos calouros e à comunidade universitária. Arte: Design UnB

Prepare-se para uma tarde inspiradora! Nossa aula de inauguração nos levará ao fascinante mundo da inteligência artificial (IA), com palestra de uma das vozes mais visionárias de sua área, a cientista da computação e influenciadora autointitulada hacker antirracista Nina da Hora. Você pode participar do #InspiraUnB no dia 25 de agosto, às 16h, no auditório da ADUnB (campus Darcy Ribeiro). O evento também será transmitido ao vivo pelo canal da UnBTV no YouTube.

O Manual para Estudantes será entregue no local, a partir das 15h. Produzida pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), a publicação oferece informações gerais – sobre matrícula, avaliação, estágio, entre outras – de interesse dos discentes que iniciam a trajetória na Universidade.

O #Inspira vai iluminar as mentes dos presentes com a palestra Além da Realidade: Explorando as Fronteiras da Inteligência Artificial. Durante a conversa, Nina da Hora abordará esse tema tão atual, apresentando questionamentos e reflexões acerca dos avanços desta tecnologia nos últimos anos, dos debates sobre limites e regulação, dos perigos das deepfakes e das novas possibilidades para o futuro.

A convidada também compartilhará análise sobre o papel vital da diversidade – étnica/racial, de gênero, de classe – na concepção e aplicação da IA e os desafios e fronteiras que precisam ser ultrapassados pela nova geração de mentes curiosas afim de usá-la em favor da sociedade.

BIOGRAFIA – Nascida em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, Ana Carolina da Hora é bacharel em Ciências da Computação pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Com apenas 28 anos, possui um currículo extenso e diversificado.

Nina da Hora é profissional multifacetada e inspiradora e tem deixado sua marca no campo da Ciência da Computação como mulher negra. Influenciadora digital de destaque, ela tornou-se uma potente voz na promoção da diversidade e inclusão na tecnologia. Foto: Arquivo pessoal

Conhecida como Nina da Hora, ela integrou a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) 2022, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e faz parte do conselho de segurança da rede social TikTok no Brasil. Também está presente na mídia especializada, como o periódico MIT Technology Review Brasil e o site UOL tilt, como colunista sobre temas relacionados à IA e ética.

Contribui em diversos veículos e participou do projeto Apple Developer Academy, em que conheceu de perto a empresa Apple, no Vale do Silício, Estados Unidos. Em 2020, foi eleita uma das cem mulheres pesquisadoras mais importantes no mundo na área de ética em IA. Em 2021, foi elencada na lista Forbes Under 30 Brasil, que nomeia trinta jovens, com até 30 anos, de destaque em várias áreas de atuação.

PAUTAS NA PRÁTICA – Em 2022, ganhou o prêmio Sabia Award pelo departamento de Educação da universidade inglesa Cambridge, por conta da pesquisa publicada ainda na graduação: Racismo Algorítmico no Reconhecimento Facial. Também trabalha pela inserção de mulheres e negros na tecnologia e é uma figura importante na luta contra o racismo e o sexismo no país.

Os temas estão presentes em dois do projetos de Nina: o canal no YouTube Computação sem Caô, que ensina conceitos de computação e debate o problema do racismo algorítmico; e o podcast Ogunhê, que resgata a história de cientistas africanos e suas contribuições para o mundo.

Há cerca de três anos, Nina também fundou o Instituto da Hora. A organização sem fins lucrativos é composta por mulheres negras e indígenas, que buscam descentralizar o conhecimento científico, potencializar narrativas antirracistas na tecnologia e emancipar os direitos digitais no Brasil. Atualmente, é mestranda em Ciência da Computação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

UnB DE PORTAS ABERTAS – A famosa semana de recepção dos calouros contará com ações de diversas unidades acadêmicas. Todas as novidades sobre a programação podem ser acessadas no site Boas-vindas.

No site, também é possível ter na palma da mão informações sobre registro acadêmico, checklist do calouro, manual do estudante e vários outros serviços. Prepare-se para uma tarde enriquecedora e garanta seu lugar nesta palestra inspiradora!

SERVIÇO

#InspiraUnB 2º/2023 – Além da Realidade: Explorando as Fronteiras da Inteligência Artificial

Com Nina da Hora – cientista da computação, pesquisadora e hacker antirracista

25 de agosto, às 16h

Auditório da ADUnB, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte

*Entrega do Manual para Estudantes a partir das 15h.