DIÁLOGO

Profissionais do DGP destacaram capacitação do quadro funcional, necessidade de adequação na infraestrutura e de otimização com uso de tecnologias

O Decanato de Gestão de Pessoas conta com 157 servidores. Quase 75% possui especialização, mestrado ou doutorado. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Servidores do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) apresentaram demandas, avanços e desafios da unidade à administração superior, além de tirarem dúvidas. Infraestrutura, segurança, softwares e capacitação profissional foram os principais assuntos discutidos durante o diálogo. O evento ocorreu na terça-feira (23), no Auditório Verde da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Pública (Face), campus Darcy Ribeiro.

No início da conversa, a reitora Márcia Abrahão elencou algumas conquistas que contaram com grande participação do DGP. “Temos o edital de movimentação interna, conseguimos estabelecer a flexibilização, abrimos vagas de mestrado e doutorado para servidores e aprovamos no CAD [Conselho de Administração] o Programa de Gestão e Desempenho”, disse, ao agradecer o apoio e a atuação do Decanato.

A decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes, falou sobre a estrutura e organização da unidade administrativa. “Temos uma assessoria, quatro diretorias, 19 coordenações e uma divisão. A força de trabalho conta com 164 integrantes, sendo sete estagiários. São 91 servidoras e 66 servidores. A gente pode ver a qualificação das nossas servidoras e dos nossos servidores. A maioria tem curso superior: 152. Desses, 84 têm especialização, 26, mestrado e seis, doutorado”, detalhou a decana.

Emelle Cruz, à frente da Diretoria de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (DCADE), destacou as inciativas de valorização dos servidores da UnB capitaneadas pelo DGP. “Tivemos, ao longo do tempo, a regulamentação da progressão por mérito profissional para técnicos. Atualmente, a UnB é a única universidade federal que tem um doutorado profissional. E, a gente vem consultando as unidades para fazermos as ações de capacitação voltadas para as necessidades delas.”

APRIMORAMENTO – Emelle Cruz avalia, no entanto, que há desafios. “O espaço físico é inadequado e insuficiente para acomodar todos os servidores da DCADE. Precisamos também que haja adequação do módulo de Avaliação de Desempenho do sistema SIGRH. Além disso, faltam ferramentas de trabalho mais otimizadas, o que, eventualmente, gera um retrabalho e demora na obtenção de informações”, ponderou.

Durante o diálogo, a decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes, e a reitora Márcia Abrahão destacaram o apoio de servidoras e servidores do DGP para a realização de ações de capacitação dos profissionais que atuam na Universidade de Brasília. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A servidora Ana Carolina Santos também chamou a atenção para a infraestrutura, assim como fizeram outros profissionais que atuam no Decanato. “Na nossa sala, tem uma mancha de mofo. Existe algum planejamento ou ação para solucionar essa questão?”, perguntou. O secretário de Infraestrutura, Augusto Dias, disse que há um planejamento de serviços e que vai avaliar junto ao DGP formas de atender às solicitações de ampliação dos espaços e adequações necessárias.

A decana de Orçamento, Planejamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, lembrou que a Comissão Permanente de Infraestrutura, da qual ela é membra, se reúne semanalmente para aprimorar as ações de qualificação do espaço físico da Universidade. “Estamos mudando a forma de trabalhar a infraestrutura da UnB. Fazemos um balanço das necessidades da Universidade, e identificamos as demandas urgentes. Planejamos e organizamos também a manutenção preventiva, por exemplo, uma obra de impermeabilização. Estamos passando de algo reativo, diante da demanda, para algo preventivo”, explicou.

Diretor de Administração de Pessoas, Willian Soares contou que no setor dele a adequação do SIGRH, com o apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação, “otimizou cerca de 90% dos processos”. Willian destacou a necessidade de um sistema de controle de pagamento, uma vez que o utilizado não é o ideal. “Já encontramos um software que atende às nossas demandas”, informou. O secretário de Tecnologia da Informação, Jacir Bordim, se colocou à disposição para trabalhar na aquisição do programa.

Egressa da UnB e, agora, servidora, Vanessa Xavier relatou que sempre se sentiu segura na Universidade, mas que, recentemente, vem tendo uma sensação de insegurança. A reitora Márcia Abrahão fez um apanhado das ações estabelecidas com foco no tema e garantiu que a UnB está em constante avanço a fim de promover o bem-estar da comunidade.

“Quando assumimos a Reitoria, em 2016, a UnB aparecia nas páginas policiais. Fizemos uma série de ações. Criamos o Comitê de Segurança, que, hoje, é uma comissão permanente do CAD. Instalamos diversas câmeras e uma central de segurança com videomonitoramento funcionando 24h. Colocamos cadeiras altas nos estacionamentos. Conseguimos diminuir as ocorrências em quase 90%. E vamos continuar trabalhando para que a nossa comunidade esteja segura”, concluiu a reitora Márcia Abrahão.